Google Spaces: o que é e como usar no Gmail

2 min de leitura
Imagem de: Google Spaces: o que é e como usar no Gmail
Imagem: Shutterstock

Você conhece o Google Spaces? Essa é a ferramenta que visa facilitar a comunicação com a sua equipe, colegas de trabalho e até mesmo com a sua família. A solução é um espaço disponível para bate-papo gratuito, basta acessar pelo Google Chat ou Gmail para conversar e compartilhar mensagens, arquivos, imagens e diversos outros itens.

O Google Spaces é voltado para pequenas empresas, startups e outros modelos de organizações, e visa melhorar a comunicação e a produtividade. Todos os usuários conseguem criar seus próprios grupos e convidar outras pessoas, via e-mail, para se tornarem membros. É possível também participar em um grupo já criado pesquisando na área de “Busca” da plataforma.

Para não criar um aplicativo separado, o Google incorporou Spaces em plataformas já existentes. Com isso, o usuário pode acessar o chat por dispositivos móveis e computadores em apps existentes, como o Gmail.

Hoje o TecMundo preparou um tutorial mostrando como usar o Google Spaces no Chat que você encontra no Gmail.

Como criar um Google Spaces

Apesar de o Spaces estar disponível na Web e em plataformas móveis, a melhor experiência é por meio dos computadores. Veja como usar a ferramenta:

  • Vá para o Gmail na web.
  • Selecione "CHAT" na barra lateral esquerda.
  • Vá na área Espaços e clique no ícone “+” no canto superior esquerdo, assim você poderá criar ou encontrar um Google Spaces.
  • Selecione "Criar Espaço".
  • Adicione um Emoji ao seu Spaces, dê um nome, escreva uma descrição e convide membros pelo contato do Gmail para o grupo.
  • Digite os nomes ou endereços de e-mail das pessoas e dos grupos que você quer adicionar.

Fonte:  Tecmundo 

Após cumprir com todas essas etapas, o seu Google Spaces está pronto para ser usado no Gmail. Após os membros convidados ingressarem no espaço, você pode verificar o gerenciador de espaço e os convites pendentes no mesmo menu.

Como organizar as notificações do Google Spaces

Muitas notificações podem prejudicar o fluxo de trabalho quando se tem uma grande quantidades de membros na equipe. Neste caso, a dica a seguir pode ser útil nos ajustes das configurações e notificações:

  • Clique no espaço que criou e vá até a área de notificações.
  • Filtre o tipo de notificação que deseja receber ou, caso seja necessário, desative as notificações.

Fonte:  Tecmundo 

Como usar o bate-papo do Google Spaces

A plataforma está repleta de recursos que facilitam a comunicação entre os membros. No bate-papo, ao clicar no “A”, o espaço de apresenta recurso de editor de texto. Assim você consegue ter acesso a itens como: negrito, itálico, sublinhado, cores para destacar detalhes, marcadores e até mesmo menus com emojis e gifs para ter fluidez nas conversas.

Captura de tela
Fonte:  Tecmundo 

Como distribuir tarefas no Spaces

A parte de distribuição de tarefas funciona de maneira simples, diretamente no menu do espaço que você criou. É possível atribuir demandas a um dos membros da equipe, basta entrar na área guia “Tarefas”, adicione uma data, escolha uma hora e selecione um membro da equipe.

Fonte:  Tecmundo 

Considerado um dos itens mais significativos do Google Workspace, o Spaces cumpre de forma eficaz a função de ser uma área para trabalho colaborativa em tempo real. Se você acompanhou o tutorial até o final, a tendência é que consiga trabalhar de maneira mais produtiva e ágil com a sua equipe.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.