Mais de 20 mil sites piratas são bloqueados via servidor no mundo

1 min de leitura
Imagem de: Mais de 20 mil sites piratas são bloqueados via servidor no mundo
Imagem: Shutterstock

A Motion Picture Association (MPA), associação norte-americana que representa os cinco maiores estúdios de cinema de Hollywood e a Netflix, divulgou na quarta-feira (12) um levantamento dos seus esforços globais para bloquear sites piratas. Segundo a organização, após as medidas de bloqueio serem expandidas a 39 países, inclusive o Brasil, agora mais de 20 mil sites encontram-se bloqueados em todo o mundo.

Por muito tempo, os detentores de direitos autorais têm tentado várias medidas para reprimir a pirataria online de suas obras. Entre os (pequenos) resultados de sucesso, o bloqueio dos sites transgressores surgiu com uma das soluções mais eficazes. Com isso, a MPA, criada originalmente para garantir a viabilidade da indústria cinematográfica norte-americana, adotou essa prática como missão.

Embora a abordagem de bloqueio tenha começado de forma tímida no início da década passada, pela inexistência de instrumentos legais em diversos países, aos poucos novas legislações sobre o assunto surgiram e, se não constituem um impedimento, pelo menos são um obstáculo suficiente para que piratas casuais desistam da opção.

Como as campanhas de bloqueio de pirataria estão evoluindo?

Fonte: Motion Picture Association/Divulgação.Fonte: Motion Picture Association/Divulgação.Fonte:  Motion Picture Association 

A principal estratégia de bloqueio de sites é encaminhar liminares “sem culpa” aos provedores de internet, que bloqueiam os conteúdos sem responsabilizar as empresas. Em alguns países, há também o bloqueio de sites determinado por processo administrativo, sem trânsito em um tribunal.


De acordo com a vice-presidente executiva sênior da MPA, Karyn Temple, em um painel online recente, de 4 mil sites bloqueados em 31 países há três anos, os números saltaram para os atuais 20 mil sites bloqueados em 39 países, em um esforço que envolveu mais de 75 mil nomes de domínio.

Ao final do evento, a MPA revelou-se "satisfeita" com os progressos alcançados na última década, inclusive por uma parceria importante com o Google. O único detalhe que faltou, segundo a executiva, foi a participação dos EUA no esforço antipirataria.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.