62% dos brasileiros não têm internet em casa, revela pesquisa

1 min de leitura
Imagem de: 62% dos brasileiros não têm internet em casa, revela pesquisa

(Fonte da imagem: ThinkStock)

Por mais que a internet pareça uma realidade bastante presente no Brasil, ela ainda está longe de atingir a grande maioria da população. De acordo com dados da pesquisa TIC Domicílios 2011, promovida pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC), apenas 38% dos brasileiros possuem e acessam a rede em casa.

Apesar de confirmar a presença da desigualdade social no país, o estudo mostra dados positivos, pois os números de 2010 eram ainda piores: a internet estava em apenas 27% dos lares. O crescimento ocorre também em relação à presença de um computador nas casas, que passou de 35% para 45%. O domínio ainda é do PC de mesa (79% dos entrevistados têm ao menos um), mas os laptops sobem a cada ano (presente em 39% das casas).

A TIC aborda também a tecnologia móvel: a porcentagem dos tablets no Brasil ainda está em 1%, enquanto os demais portáteis (video games ou smartphones) atingem 10% dos entrevistados. Confira outros dados obtidos pela pesquisa, realizada em 25 mil residências brasileiras:

  • Na classe C, uma em cada quatro casas tem um PC desktop – o número é 81% na classe A;
  • A própria casa (67%) é o local de maior acesso na internet. A prata fica com as lan houses (28%);
  • A zona rural é a mais sem internet do país (90%). O Nordeste é a região de pior índice (79%);
  • A banda larga fixa está em 68% das casas com internet. A 3G em apenas 18%  — e é a primeira vez que a internet móvel (portátil) ultrapassa o acesso discado;
  • 17% dos entrevistados utilizam internet no celular pré-pago;
  • 69% dos brasileiros estão no Facebook e/ou Orkut.

Para ter acesso à pesquisa completa, clique aqui.

Fonte: Publicom

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.