Wattpad: conheça a plataforma para quem ama ler

3 min de leitura
Imagem de: Wattpad: conheça a plataforma para quem ama ler
Imagem: Wattpad

O Wattpad é uma rede social que permite aos usuários ler livros, escrever e publicar suas próprias histórias e interagir com outros amantes da leitura. A plataforma pode ser acessada via navegador web ou por aplicativo, disponível em versões para iOS e Android.

Se você adora ler ou ama escrever (ou as duas coisas!), dar uma chance à rede social poder ser uma experiência bastante interessante e gratificante. Você poderá não apenas acessar uma imensa biblioteca de livros, contos e todo tipo de histórias de maneira gratuita, como também estará em contato com outras pessoas tão apaixonadas pela literatura quanto você.

Quer saber mais sobre o Wattpad e suas principais funcionalidades? Então você veio ao lugar certo! A seguir, veja como a usar a plataforma, encontrar histórias para ler e a publicar seus livros de graça no app.

Wattpad é uma plataforma indicada para quem ama lerWattpad é uma plataforma indicada para quem ama lerFonte:  Wattpad 

O que é o Wattpad?

O Wattpad é um site e aplicativo onde usuários podem ler e publicar suas próprias criações, como livros, contos e até mesmo outros tipos de trabalhos artísticos. A plataforma também permite aos usuários, por exemplo, criar capas de livros e até mesmo trailers para as criações de seus autores favoritos.

Por se tratar de uma rede social, você pode não apenas ler as obras de diversos autores, como também entrar em contato e conversar com os criadores das histórias.

Acessando a plataforma

Para acessar o Wattpad, usuários têm duas opções: visitar o website oficial ou baixar o app da rede social, disponível tanto para celulares Android via Play Store quanto iPhones (iOS) via App Store. Além de ser grátis, outra ótima notícia é que a plataforma está disponível no nosso idioma — mas você pode alterar o sistema para outra língua se assim preferir.

Você pode se cadastrar gratuitamente para ler milhares de livros na plataformaVocê pode se cadastrar gratuitamente para ler milhares de livros na plataformaFonte:  Wattpad/Reprodução 

Criando sua conta

Para começar a usar a rede social, visitantes precisam criar uma conta de usuário. Para isso, você pode usar o seu e-mail pessoal ou, se preferir, também pode utilizar uma conta Google, uma conta Apple ou, ainda, uma conta do Facebook.

Uma vez cadastrado, o usuário ou usuária pode acessar a vasta biblioteca da plataforma. Ao acessar o sistema pela primeira vez, você pode selecionar como pretende usar o Wattpad: para ler, para publicar suas histórias ou para as duas coisas, além de escolher seus gêneros de literatura favoritos.

Acessando a biblioteca do Wattpad

Quando acessar a plataforma pela primeira vez, sua biblioteca estará vazia — e é aí que começa a diversão! Usando a ferramenta de busca, você pode encontrar todo tipo de histórias para ler no computador ou no celular, no conforto da sua poltrona.

Uma boa sugestão é dar uma olhada na categoria "The Wattys", onde ficam agrupados os livros premiados pela plataforma. Se preferir, você também pode pesquisar por categorias como Ação, Aventura, Fantasia, Ficção Científica, entre outras. Também é possível buscar por histórias, pessoas ou listas de leitura específicas.

É possível encontrar e adicionar livros à sua biblioteca para ler posteriormenteÉ possível encontrar e adicionar livros à sua biblioteca para ler posteriormenteFonte:  Wattpad/Reprodução 

Escrevendo seu livro

Se você também pretende usar a plataforma para publicar suas próprias histórias, saiba que o processo é muito simples. Você precisa apenas selecionar a opção de escrever e seguir os passos na tela.

É possível personalizar diversos aspectos da publicação, como imagem de capa, título do livro, subtítulos de cada capítulo e até mesmo a formatação de texto. A ferramenta de publicação é bem simples e intuitiva.

Como é de esperar em qualquer comunidade, comentários negativos são quase inevitáveis. Por se tratar de uma espécie de rede social, muitas vezes alguns usuários vão deixar suas opiniões em forma de comentários nas publicações. A chave aqui é não se deixar abalar e utilizar todo e qualquer feedback para continuar melhorando sua história e suas habilidades de redação!

Escrever e publicar seu livro na plataforma é muito simples e intuitivoEscrever e publicar seu livro na plataforma é muito simples e intuitivoFonte:  Wattpad/Reprodução 

E aí, vale a pena?

Uma observação necessária de se fazer é que, apesar de ser gratuito para acessar e usar, tanto o aplicativo quanto o site têm anúncios e algumas das histórias e livros são pagos. Mas não se preocupe, a biblioteca de títulos disponibilizados gratuitamente é imensa.

Com tanto material de qualidade e de graça, usar o Wattpad é mais do que recomendado para os amantes da literatura. E se você quiser ainda pode fazer a assinatura para ter uma experiência premium. Tá esperando o que para fazer o seu cadastro?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.