Twitch anuncia novas medidas para banir canais por desinformação

1 min de leitura
Imagem de: Twitch anuncia novas medidas para banir canais por desinformação
Imagem: Twitch

A plataforma de transmissões Twitch anunciou nesta quinta-feira (3) novas medidas para combater desinformação e punir pessoas responsáveis por espalhar mentiras e conteúdos danosos em canais.

A novidade está no tópico "Spam, fraude ou outras condutas mal-intencionadas" das Diretrizes da comunidade e adiciona o termo "Agentes de desinformações nocivas" como passíveis de punição. Para formular o texto, ela consultou especialistas acadêmicos e órgãos reguladores.

De olho nos casos

A partir de agora, a Twitch vai banir donos de canais que preencherem três pré-requisitos: compartilhar conteúdos irregulares de forma persistente, falar sobre tópicos de desinformação prejudiciais e tratar de temas que são comprovadamente falsos e amplamente disseminados. Cada caso será avaliado antes da tomada de qualquer decisão.

Alguns dos temas citados pela plataforma envolvem saúde e teorias de conspiração, como no caso da pandemia da covid-19, atos de violência e que questionem "integridade de um processo cívico ou político". Declarações individuais ou discussões que ocorram no canal não serão levadas em conta e alguns dos tópicos já são cobertos na política da empresa contra assédios.

Quem deseja denunciar um comportamento irregular precisa mandar um e-mail para OSIT@twitch.tv, informando o motivo do contato, o nome da conta suspeita e o máximo de provas que ajudem na denúncia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.