App de metaverso que virou febre na China sai do ar após invasões

1 min de leitura
Imagem de: App de metaverso que virou febre na China sai do ar após invasões
Imagem: South China Morning Post

A plataforma Jelly, um dos aplicativos para iOS mais populares da China nas últimas semanas e focado em serviços de metaverso, saiu do ar e do catálogo de plataformas digitais após várias denúncias de vazamento de dados e possíveis ataques.

Descrito como uma espécie de apartamento virtual, o Jelly alega ter sido alvo de "ataques contínuos e organizados nos últimos dias", o que obrigou a empresa a tirar a plataforma do ar para uma grande atualização.

O aplicativo da Yidian Wangju, uma empresa baseada em Pequim, acumulou 1,85 milhão de downloads em três semanas e chegou a ultrapassar em popularidade o fenômeno WeChat em lojas virtuais do país. Ele ainda está funcionando com bastante lentidão, mas não pode mais ser baixado por novos interessados.

Pior do que o esperado

Segundo alguns usuários, entretanto, a situação é ainda pior. Vários relatos negados pela companhia indicam que a quantidade de spam no serviço cresceu consideravelmente após o cadastro, o que indicaria vazamento ou compartilhamento de dados.

Algumas telas do Jelly, o app de metaverso chinês.Algumas telas do Jelly, o app de metaverso chinês.Fonte:  SCMP 

Além disso, a empresa teria copiado peças de vestuário de celebridades e lojas sem autorização para disponibilizar aos avatares.

Fontes ouvidas pelo jornal South China Morning Post alegam que o Jelly ainda é mais conceitual do que uma realidade com funções sociais, e essas críticas podem fazer com que o serviço caia no esquecimento — especialmente caso não seja estabilizado e melhorado a curto prazo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.