Ranking mostra as 10 cidades com internet mais rápida do Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Ranking mostra as 10 cidades com internet mais rápida do Brasil
Imagem: Pixabay

A Ookla, empresa norte-americana dona do Speedest, concluiu seu relatório mensal com as métricas de desempenho de acesso à internet no Brasil, no mês de novembro de 2021. Divulgado pelo site Mobile Time, o relatório traz Brasília como a cidade brasileira com melhor média de velocidade de rede móvel para download, upload e latência (tempo de resposta). Os números médios foram 35 Mbps, 11,9 Mbps e 19 m/s, respectivamente.

Os valores obtidos na capital federal são bem superiores à média de download em redes móveis no Brasil, que foi de 23,22 Mbps; upload com 7,87 Mbps. A latência ficou em 29 m/s. Os resultados colocam o nosso país como o 78º no ranking global da Ookla.

Fonte: Ookla/DivulgaçãoFonte: Ookla/DivulgaçãoFonte:  Ookla 

Fabricantes

No que se refere a fabricantes de celular, a Apple repetiu seu forte desempenho do mês anterior, e dominou em download (30,68 Mbps) e upload (8,68 Mbps), embora a sul-coreana Samsung tenha registrada a latência mais baixa (27 m/s).

Fonte: Ookla/Divulgação.Fonte: Ookla/Divulgação.Fonte:  Ookla 

Modelos de celular

Os dispositivos da Apple dominaram o quesito de downloads e uploads, com destaque para o iPhone 13 Pro Max (59 Mbps e 15,13 Mbps, respectivamente). Seu concorrente direto – o Galaxy S21 Ultra 5G – cravou a latência mais baixa, com 23 m/s.

Fonte: Ookla/Divulgaçãso.Fonte: Ookla/Divulgaçãso.Fonte:  Ookla 

Chipset/modem

No quesito chipsets e modems, os processadores da Qualcomm dominaram: o modem 5G X60 registrou download de 58,64 Mbps e upload de 15,19 Mbps, mas a latência mais baixa (23 m/s) foi do chipset Exynos 2100 da Samsung.

Fonte: Ookla/Divulgação.Fonte: Ookla/Divulgação.Fonte:  Ookla 

Operadoras

Ratificando os resultados de outubro de 2021, a Claro se manteve como a operadora mais rápida do Brasil, com 48,10 Mbps de velocidade média de acesso. Em latência, a liderança ficou com a TIM, com 27 m/s. Em consistência no acesso, a Claro garantiu pelo menos 5 Mbps de download e 1 Mbps de upload durante 88,7% do tempo.

Em conexão 5G, a Claro também liderou, com velocidade média de 71,16 Mbps.

Fonte: Ookla/Divulgação.Fonte: Ookla/Divulgação.Fonte:  Ookla 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.