Wi-Fi 6 ganha comunicação múltipla, gerenciamento de energia e mais

2 min de leitura
Imagem de: Wi-Fi 6 ganha comunicação múltipla, gerenciamento de energia e mais
Imagem: StockStyle/Shutterstock

A Wi-Fi Alliance, órgão responsável pela implementação do padrão de internet sem fio no mundo, lançou nesta quarta-feira (5) uma segunda versão do documento de certificação do Wi-Fi 6. Além de revelar recursos que aumentam a velocidade da conexão, o lançamento apresenta mais funcionalidades para a nova versão da tecnologia de comunicação.

Chamado de “Wi-Fi Certified 6 Release 2”, o texto mostra que o Wi-Fi 6 já tem suporte a um aumento na velocidade do tráfego de dados e melhor desempenho no gerenciamento de energia dos dispositivos conectados.

Os novos recursos se aplicam a todas as bandas suportadas pelo Wi-Fi 6 (de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz). De acordo com a Wi-Fi Alliance, isso traz benefícios de capacidade, eficiência, cobertura e desempenho tanto para redes domésticas, quanto corporativas e públicas.

Wi-Fi 6

“O Wi-Fi Certified 6 Release 2 promove a evolução do Wi-Fi para atender às necessidades do mercado atual e oferece suporte a mais cenários de internet de alto desempenho com maior capacidade, eficiência e confiabilidade”, afirmou Edgar Figueroa, presidente e CEO da Wi-Fi Alliance.

Multiusuários e dispositivos

A atualização da certificação do Wi-Fi 6 informa que a tecnologia ganhou um suporte para uplink de “Multiusuário Entrada múltipla/saída múltipla” (chamada de MU-MIMO, que permite que os roteadores se comuniquem com vários dispositivos ao mesmo tempo). A ideia é oferecer serviços de streaming de vídeos sem interrupções, videoconferência mais suaves, uploads mais rápidos e principalmente evitar input lags e delays em jogos online.

Com a ferramenta ativa, os usuários poderão carregar conteúdos simultaneamente de um mesmo ponto de acesso (AP). De acordo com a Wi-Fi Alliance, o MIMO reduz a latência da rede e melhora a capacidade de upload de documentos em todos os ambientes, sejam eles corporativos, onde a demanda é bastante grande, ou nos residenciais.

Wi-Fi 6

Gerenciamento de energia

As novas ferramentas de gerenciamento de energia do Wi-Fi 6 servem principalmente para dispositivos em ambientes empresariais e Internet das Coisas (IoT). Dentre as possibilidades, os devices conectados na rede receberão aprimoramentos para entrar em modos de baixo consumo de energia e modo espera.

Com os recursos, a promessa é que será proporcionada uma boa otimização da energia de dispositivos que são alimentados por uma bateria, como celulares, e-readers, tablets, notebooks e smartwatches, por exemplo. Os equipamentos terão acesso a configurações de hibernação, horário para “despertar” e desligamento dinâmico de cadeia de transmissões do Wi-Fi 6.

“A redução nos custos do chipset e os avanços no gerenciamento de energia do Wi-Fi 6 também ajudarão a mudar o espaço da IoT para uma adoção mais ampla do Wi-Fi 6 nos próximos anos”, argumentou Phil Solis, Diretor de Pesquisa da empresa IDC.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.