Microsoft inicia 2022 com erro ao estilo 'bug do milênio'

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft inicia 2022 com erro ao estilo 'bug do milênio'
Imagem: Microsoft

A Microsoft teve uma surpresa desagradável na virada para 2022: o serviço de e-mails corporativos do Microsoft Exchange apresentou um bug grave que simplesmente paralisou o envio de novas mensagens pela plataforma.

Os erros foram detectados pela empresa nas versões Exchange Server 2016 e Exchange Server 2019 e não têm relação com vulnerabilidades, mas sim um detalhe curioso: numericamente, o sistema não estava pronto para o ano de 2022 — algo parecido com o fenômeno que gerou o temido "bug do milênio" na passagem para o ano 2000.

Tecnicamente, o problema estava em uma incompatibilidade gerada pelo escaneamento do motor de antivírus FIP-FS. Um dos arquivos de assinatura criados no processo trazia como valor máximo uma sequência numérica relativa à data menor que 2.201.010.001. Esse é o registro da meia-noite do dia 1º de janeiro de 2022, quando o erro começou a aparecer. Felizmente, como o fluxo de emails no período era reduzido, poucos foram os usuários afetados.

Correção em andamento

Por enquanto, a Microsoft lançou apenas uma correção temporária nas versões afetadas do Exchange Server, a partir de um script que reinicia o motor de antivírus e impede a falha. A empresa confirmou que já trabalha em uma atualização automática e definitiva para eliminar o bug.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.