Os mistérios do mundo do hardware estão ficando cada vez menos misteriosos. Hoje o Baixaki dá continuidade à série de artigos sobre manutenção de PCs, para você que é novato na área, aprenda um pouco mais. No artigo de hoje ensinaremos como instalar um leitor ótico, seja um gravador de CD, DVD ou Blu-ray. O processo é bem rápido e não exige muitos conhecimentos, contudo, um pouco de atenção é sempre importante. Para executar este processo você precisará dos seguintes itens:

• Leitor ou Gravador
• Cabo IDE ou SATA (varia conforme o modelo do aparelho)
• Uma fonte que possua um cabo de energia sobrando (a sua provavelmente deve ter mais de um cabo desses)
• Chave Philips
• Parafusos

Gravador de CD

Conheça o que você está instalando

Antes de adicionar o novo componente ao seu computador, talvez seja interessante você dar uma boa olhada nas entradas que ele possui. Abaixo você confere a imagem de um gravador de CD.

Detalhes do gravador

1 – Esta entrada serve para que você conecte o leitor diretamente a uma placa com suporte a áudio digital.
2 – Para quem possui placas de som mais antigas, existe a conexão analógica de áudio.
3 – Através desse jumper você pode definir a posição de sua unidade na BIOS do computador. Deixando o jumper do lado esquerdo, a posição é definida de acordo com o cabo IDE. Caso você deixe o jumper no meio, a unidade será definida como Slave, dando prioridade a HDs para serem unidades Master. Já se você colocar o jumper no lado direito, ele será definido como uma unidade Master.
4 – Aqui você deve conectar o cabo IDE, o qual possui uma posição correta. Se você observar bem de perto, há alguns números que indicam a posição do cabo (geralmente a faixa vermelha dos cabos IDEs deve ser conectada no lado onde há o número 1 da unidade de CD).
5 – Por fim, temos a conexão para o cabo de energia. Normalmente não há segredos para conectar este cabo, pois ele possui uma posição única.

Cabo IDE

Hora de instalar

Primeiramente, você terá de abrir seu gabinete (aprenda aqui como abrir o gabinete) e retirar uma das tampas, para que um espaço fique desobstruído e haja lugar para adicionar o novo leitor.

Espaço para inserir a nova unidade

Agora você deve encaixar cuidadosamente a unidade neste espaço. Repare se o seu gabinete possui divisórias que mantenham o leitor suspenso (sem a necessidade de parafusos). Caso seu gabinete seja um modelo mais antigo, você terá de realizar este procedimento com o gabinete deitado, para que a unidade não caia.

Colocando a nova unidade

Bem, agora você deve parafusar a unidade, para que ela fique bem presa. Dois parafusos em cada lado já bastam, evidentemente, você deve utilizar parafusos do tamanho correto, os quais devem ter vindo junto com a unidade.

Parafusos para fixar

Para finalizar é necessário conectar os cabos. A ordem de conexão não importa, mas em nosso exemplo conectamos primeiramente o cabo de energia. O cabo IDE deve ser conectado primeiramente a placa mãe, sendo que você terá de consultar o manual da placa para saber a posição correta do cabo. No leitor ótico você deve conectar o cabo IDE como já indicado em nosso artigo, com a faixa vermelha na posição 1 do leitor.

Conecte os cabos corretamente

Hora de usar

Pronto, sua nova unidade ótica está instalada e pronta para uso. Ligue o computador e verifique na BIOS se a nova unidade foi detectada. Espero que o artigo tenha esclarecido as dúvidas da maioria, sendo que o espaço para comentários está aberto para que vocês troquem opiniões e comentem a respeito de possíveis detalhes esquecidos. Até o próximo artigo!

Sua nova unidade foi instalada com sucesso!

Cupons de desconto TecMundo: