Como proteger as pastas do Windows XP e Vista com senha

2 min de leitura
Imagem de: Como proteger as pastas do Windows XP e Vista com senha

Muitas pessoas têm seus computadores ligados em rede  em casa ou no trabalho. E mesmo compartilhando muitas coisas nessas redes, muitos usuários querem compartilhar determinadas pastas só com algumas pessoas que conhecem sua senha. Neste tutorial será mostrado como proteger suas pastas compartilhadas do Windows XP e do Windows Vista com senha.

Este processo não pede nenhuma instalação de programas ou exige configurações diferentes ou técnicas. O único pré-requisito é a formatação do disco em NTFS, o que basicamente todos os computadores atuais têm. Então não é preciso se preocupar com isto.

Começando...

A primeira coisa a ser feita é encontrar a pasta que você gostaria proteger com senha. Lembrando que você deve encontrar a pasta no diretório correto e não o ícone ou atalho dela em algum outro lugar. Para descobrir a pasta a partir de um atalho na área de trabalho, clique com o botão direito sobre o ícone e veja no “caminho” ou “destino” onde se encontra o programa ou pasta de origem do link.

Descubra o caminho da pasta que você quer proteger com senha.

Uma vez encontrada a pasta no Windows Explorer ou no visualizador de pastas do Meu Computador, clique com o botão direito sobre a pasta e selecione a opção “Propriedades” no menu aberto. Você verá uma janela de opções com várias abas. Dependendo do sistema ou permissão do usuário, você verá mais ou menos opções. Escolha a aba “Compartilhamento”.

Na aba Compartilhamento, você escolhe se vai proteger essa pasta com senha ou não.

Se você já protege o seu usuário do Windows com senha, ou seja, se você precisa digitar uma senha para usar o Windows ao iniciá-lo, basta marcar a caixa “Tornar esta pasta particular”. Caso você ainda não use uma senha para seu usuário, você verá a opção de criar uma senha para ele.

Protegendo seu usuário com senha

Se você quer proteger uma pasta sua na rede com senha, vale pensar que você quer um certo grau de privacidade para o seu conteúdo. Então, é interessante proteger o seu usuário e suas configurações pessoais no computador com senha.

Para fazer isso manualmente, vá ao Painel de Controle. Se você usa a visualização clássica do Painel de Controle, escolha a opção Usuário. Na visualização padrão, a opção de configuração de Usuário aparece diretamente. Selecione-a e escolha o seu usuário. Você verá uma opção de protegê-lo com uma senha. Coloque  uma senha fácil de ser lembrada depois. Memorize a senha e não escreva em nenhum lugar para ela não ser vista por ninguém.

Crie uma senha para o seu usuário para proteger suas pastas com essa senha.

Você também pode chegar a esta opção através do atalho da aba de Compartilhamento das propriedades da pasta que você quer proteger com senha. Com isso pronto, basta selecionar a opção “Tornar esta pasta particular” e agora só quem sabe a sua senha de usuário do Windows pode acessá-la.

Achou fácil? Conseguiu proteger alguma pasta compartilhada na rede com senha? Comente aqui e conte-nos sua experiência!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.