TikTok: relatório mostra ação contra perfis de menores de 13 anos

1 min de leitura
Imagem de: TikTok: relatório mostra ação contra perfis de menores de 13 anos
Imagem: TikTok
Avatar do autor

A plataforma TikTok publicou nesta quarta-feira (30) um novo relatório de transparência da empresa, com detalhes sobre como a moderação de conteúdo atuou dentro da rede social no primeiro trimestre de 2021.

A plataforma publica documentos parecidos desde 2019, mas recentemente passou a um ritmo semestral e a incluir mais informações para atender a pedidos da comunidade e órgãos reguladores. O objetivo do relatório é mostrar as ações tomadas pela empresa para remover publicações que violam as políticas de uso ou diretrizes da comunidade.

Uma das ações foi remover perfis que podem pertencer a usuários de menos de 13 anos — o que é ilegal e pode resultar em consequências judiciais para a plataforma. Os principais dados e números são os seguintes:

  • 61.951.327 posts foram removidos por violarem Diretrizes da Comunidade ou Termos de Serviço (menos de 1% de todos os vídeos postados no TikTok.
  • 82% desses vídeos foram removidos antes de receberem qualquer visualização, 91% antes de qualquer denúncia e 93% dentro de 24 horas após serem postados.
  • 1.921.900 anúncios rejeitados por violarem as políticas e diretrizes de publicidade.
  • 11.149.514 contas removidas por violarem Diretrizes da Comunidade ou Termos de Serviço; destas, 7.263.952 foram removidas por pertencerem potencialmente a uma pessoa menor de 13 anos. Isso é menos de 1% de todas as contas no TikTok.
  • 71.470.161 contas impedidas de serem criadas por meios automatizados.

O relatório de transparência completo relacionado ao primeiro trimestre de 2021 pode ser lido na íntegra nesta página da rede social.

Fontes

TikTok: relatório mostra ação contra perfis de menores de 13 anos