Como ter os filtros do Snapchat em suas lives e reuniões?

3 min de leitura
Imagem de: Como ter os filtros do Snapchat em suas lives e reuniões?
Imagem: Tecmundo | Divulgação
Avatar do autor

O aplicativo do Snapchat já não tem mais tanta popularidade como anteriormente, mas ainda disponibiliza milhares de seus filtros para serem utilizados em diversos programas de videoconferência e lives no Facebook, por exemplo. Você pode transformar as horas que passa em reuniões ou transmissões ao vivo no computador em momentos muito mais divertidos com a Snap Camera, uma funcionalidade exclusiva da plataforma.

Saiba como usar a câmera do Snapchat em diferentes programas com este guia que o TecMundo preparou para você.

Como usar e configurar a Snap Camera

Baixe e instale o programa Snap Camera no computador. Quando concluído, escolha uma webcam para que ela capte seu vídeo no ícone da engrenagem, que abre as configurações.

.

Depois, escolha um filtro clicando entre os recomendados pelo próprio programa ou use a barra de pesquisa “Search Lenses” para encontrar o que deseja entre uma série de opções. Uma boa dica é sempre marcar os filtros como favoritos para não perdê-los. Pronto! Agora é só escolher onde quer usar essa biblioteca enorme.

.

Como usar filtros do Snapchat na Twitch

Para usar os filtros do Snapchat na Twitch, você precisa de um programa específico de streaming, já que a plataforma por si só não conta com um mecanismo para fazer lives. Nesse caso, recomendamos softwares como Streamlabs, Stream Elements e OBS Studio, cujo uso ensinaremos neste guia.

.

Depois de fazer login com sua conta na Twitch para iniciar uma transmissão, você precisa sempre selecionar a Snap Camera como “Dispositivo de captura de vídeo” — normalmente tem o ícone de uma câmera para identificar — em vez da webcam. Deixe o aplicativo da Snap Camera aberto para alternar entre os filtros, mudando automaticamente na transmissão.

Como usar filtros do Snapchat no Google Meet

.

Antes de entrar em uma sala criada no Google Meet, é possível configurar a câmera nos três pontos que ficam na parte superior direita da tela e em “Configurações”. Acesse as opções de vídeo e selecione "Snap Camera" como captura da imagem. Entre na reunião normalmente já com o filtro da câmera aplicado.

.

Também é possível configurar quando já estiver em reunião. Basta acessar as configurações, agora com os três pontos localizados no canto inferior direito da tela.

Como usar filtros do Snapchat no Zoom

.

O Zoom é mais uma opção de videochamadas na qual você pode aplicar os filtros do Snapchat. Com os dois programas baixados e abertos, a maneira mais fácil de usar a Snap Camera no Zoom é configurar diretamente durante a chamada, no ícone “Vídeo”, localizado no canto inferior esquerdo da tela e escolhendo a opção do aplicativo de filtros.

.

Você também pode deixar a Snap Camera pré-configurada na página principal do programa, acessando as configurações por meio do ícone da engrenagem, no qual também é possível localizar as funções de vídeo.

Como usar filtros do Snapchat no Skype

Para usar os filtros do Snapchat no Skype, basta configurar diretamente nas opções.

.

Na tela inicial, ao lado direito da foto do perfil, você encontrará três pontos. Clicando neles, é possível acessar as configurações, onde está a opção "Áudio e Vídeo". Logo no início, é possível encontrar a câmera e o dispositivo que está configurado. Troque para Snap Camera e aproveite os filtros.

Como usar filtros do Snapchat no OBS Studio

Para usar os filtros do Snapchat no OBS Studio e deixar suas lives mais divertidas, você precisa realizar algumas configurações. Comece criando uma cena, ou seja, um conjunto de elementos que vão aparecer na live, como alertas, a câmera e o jogo que você está jogando.

.

Criada a primeira cena, você precisa adicionar uma nova foto clicando no ícone “+” e escolhendo a opção “Dispositivo de captura de vídeo”. Confirme e, dentro das opções disponíveis, selecione a Snap Camera para usar seus filtros em gravações e lives.

Como usar filtros nas lives do Facebook

Se você já é criador de conteúdo do Facebook e quer implementar suas lives com filtros, as configurações são realizadas diretamente no codificador de software.

Assim como nos tutoriais da Twitch e do OBS Studio que mencionamos neste guia, tudo o que você precisa fazer é usar sua webcam como a origem da imagem no programa da Snap Camera e alterar a fonte da webcam no programa de transmissão.

.

Entre as fontes configuradas dentro da cena da live no codificador, adicione com o “+” um novo dispositivo de captura de vídeo, se você ainda não tiver um. Depois, selecione "Snap Camera" e comece a escolher os filtros no próprio programa do Snapchat para mudar na live.