Amazon: 'identidade secreta' da Alexa pode ter sido descoberta

1 min de leitura
Imagem de: Amazon: 'identidade secreta' da Alexa pode ter sido descoberta
Imagem: ninarolle.com
Avatar do autor

Acostumados a acordar, conversar, obter favores e rir das piadas da Alexa, é natural que tenhamos curiosidade em conhecer o ser humano que emprestou à Amazon uma voz tão calma, calorosa e tranquila. Em um artigo publicado na terça-feira (11) na revista Wired, o jornalista Brad Stone dá uma pista da identidade secreta por trás da assistente de voz mais famosa do mundo.

A revelação faz parte de um capítulo do próximo livro de Stone sobre a gigante da tecnologia Amazon Unbound, algo como Amazon Sem Limites. No livro, o jornalista afirma que rastreou a dona da voz de Alexa e que ela é Nina Rolle, uma dubladora de Boulder, nos EUA. Mas, até o momento, nem Rolle nem a Amazon confirmaram a reportagem.

Para chegar à sua conclusão, Stone afirma que conversou com várias pessoas da comunidade de locução profissional, mas a própria voz de Rolle sozinha já é uma prova de que ela pode ser a Alexa. Entre os inúmeros trabalhos da dubladora e locutora disponíveis, o jornalista separou dois que podem ser uma prova da sua descoberta. Confira:

Como Nina Rolle foi escolhida para ser a Alexa?

Em Amazon Unbound, Stone explica que o processo de escolha da voz certa para Alexa foi bem difícil: o executivo Greg Hart passou meses revisando gravações de várias candidatas que a GM Voices produziu para o projeto. As principais escolhas foram apresentadas a Jeff Bezos, que aprovou a voz que considerou ideal.

Por questões da empresa, a Amazon optou por jamais revelar o nome da dubladora. Quando Stone teve certeza da identidade da Alexa, tentou contatar tanto a Amazon quanto Rolle, mas chegou à conclusão de que, se a companhia não tem interesse em confirmar a sua informação, é porque ela tem lá os seus motivos.

Mas, para quem tiver espírito investigativo e quiser continuar a pesquisa do ponto em que Brad Stone parou, pode começar ouvindo outros trabalhos de Nina Rolle em seu site.

Amazon: 'identidade secreta' da Alexa pode ter sido descoberta