Plataforma exclusiva da IBM ajuda programadores em suas carreiras

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Plataforma exclusiva da IBM ajuda programadores em suas carreiras

Atuar no mercado de trabalho em tecnologia exige dos programadores uma constante atualização de conhecimentos e a busca pelo que há de mais novo na área. Afinal, inovações surgem a todo o momento e aquilo que antes era uma tendência passa rapidamente a se tornar o padrão.

Nesse contexto repleto de mudanças, seria uma mão na roda se existisse uma plataforma que centralizasse todos os recursos necessários para a carreira na área de tecnologia. E o IBM Blue Profile existe para isso!

Esse espaço veio para preencher exatamente essa lacuna que estava vazia entre as necessidades de profissionais da área de tecnologia, especialmente entre os desenvolvedores.

O projeto é uma parceria da IBM com o TecMundo e já está no ar há alguns meses, como você já deve ter visto em nosso espaço de "Canais Exclusivos". O objetivo é ser um ambiente virtual de aprendizado, interação e autoconhecimento que pode e deve ser usado por quem quer se desenvolver profissionalmente e adquirir novos conhecimentos técnicos.

O que é o IBM Blue Profile?

plataforma desenvolvimentoPágina inicial da plataforma IBM Blue Profile.

O IBM Blue Profile é uma plataforma gratuita e que mapeia o perfil dos programadores para entregar conteúdo especializado com base em seus interesses. O uso é indispensável para os profissionais de desenvolvimento que querem praticar o autoconhecimento.

Esse é, inclusive, o principal objetivo do projeto: ajudar os desenvolvedores a se conhecerem melhor, reflexão que poucos profissionais fazem ao longo de sua jornada no mercado de trabalho – o que pode ser um erro.

Quando o programador não conhece as próprias habilidades, aptidões e preferências, pode acabar cometendo equívocos em sua carreira. Escolher o emprego errado, gastar tempo em treinamentos desnecessários e o descontentamento geral são apenas alguns sintomas de um desenvolvedor que não praticou o autoconhecimento.

Como se desenvolver na carreira de programador?

Nesse processo de autoconhecimento, o IBM Blue Profile oferece uma série de mecanismos para ajudar os desenvolvedores em suas carreiras. Conheça os recursos oferecidos por essa plataforma e como cada um deles funciona.

Chatbot inteligente e amigável

chatbot inteligenteO chatbot da plataforma utiliza tecnologias modernas para ser mais humanizado.

O primeiro passo dessa jornada de autoconhecimento começa com a definição de qual é o seu perfil de desenvolvedor. Isso só é possível graças à interação do usuário com o chatbot inteligente e humanizado construído com as tecnologias IBM Watson e IBM Cloud.

Esse chatbot, diferente de muitas outras soluções que existem por aí, foi construído exatamente para conseguir extrair as respostas que ajudam a construir um perfil assertivo do usuário. Não estamos falando de uma interação “fria e calculista”, pois o chatbot é amigável, humano e personalizável.

As respostas são coletadas, processadas e um resultado preciso é gerado com base nas características, nos interesses e nas habilidades de cada programador. Só experimentando conversar com esse chatbot para entender o quão incrível pode ser essa experiência.

Conteúdo exclusivo e direcionado aos desenvolvedores

perfil desenvovedor O IBM Blue Profile cria um perfil completo dos desenvolvedores.

Depois que o perfil do programador está traçado, ele é apresentado na página inicial do usuário. É nesta que ele pode acompanhar o seu desenvolvimento e um dos principais diferenciais dessa solução: os conteúdos exclusivos e direcionados para cada programador.

Uma vez que o chatbot entendeu as preferências, os interesses e as aptidões de cada pessoa, o sistema vai automaticamente gerar uma lista de conteúdos que são do interesse do profissional. Isso significa que nada de material “inútil” e que não vai agregar para o desenvolvimento da carreira desse programador aparecerá ali.

conteúdo exclusivo programadorConteúdo exclusivo são oferecidos para os programadores inscritos.

Os conteúdos são distribuídos exatamente de acordo com o interesse do usuário e o foco é no que pode ajudar o profissional de programação em sua carreira.

Testes e badges certificadas

Além de conteúdos exclusivos, os programadores que usam o IBM Blue Profile também podem realizar testes exclusivos para verificar seus conhecimentos em diversas áreas. Esses não são aqueles testes monótonos e entediantes que encontramos por aí, mas um conjunto de desafios realmente engajadores para incentivar os desenvolvedores em suas carreiras.

testes conhecimentoAs badges certificadas atestam a busca por conhecimento dos programadores.

À medida que os testes forem concluídos, o usuário poderá receber badges certificadas pela IBM que atestam as habilidades do programador. Essas conquistas poderão ser compartilhadas nas redes pessoais e profissionais da pessoa, chamando atenção para o desenvolvimento de carreira contínuo pelo qual aquele profissional está passando.

As badges certificadas pela IBM são muito mais do que uma forma de gamificação da carreira dos profissionais de programação. Essas conquistas realmente podem fazer diferença no mercado de trabalho por demonstrarem a aplicação dos desenvolvedores na busca por novos conhecimentos e de aperfeiçoamento das suas habilidades.

*****

Você é um desenvolvedor e ficou interessado em conhecer mais sobre o IBM Blue Profile? Então clique aqui e conheça essa plataforma incrível que vai ajudar os profissionais de tecnologia a seguir os próximos passos de suas carreiras.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.