Favicons: aprenda a fazer com 10 geradores fáceis de usar

3 min de leitura
Imagem de: Favicons: aprenda a fazer com 10 geradores fáceis de usar
Imagem: Hoy en Apple/Reprodução
Avatar do autor

Favicon, para quem não sabe, é o ícone que representa uma marca no meio digital. Nos navegadores, é a figurinha que aparece na barra de endereços.

.  (TecMundo/Reprodução)

Por ele dá para reconhecer de imediato um site entre os favoritos, no histórico ou quando existem muitas abas abertas no navegador (quando o site não tem favicon, você só vê o ícone de uma folha em branco).

.  (Favioli/Ben Pevsner/Reprodução)

O termo é formado pela aglutinação de duas palavras em inglês: favorite (favorito) e icon (ícone). Introduzido no Internet Explorer em 1999, permaneceu com poucas mudanças — o que evoluiu foi a maneira de fazê-lo (ele deve ser  inserido no diretório raiz no qual o site está hospedado). Existem hoje inúmeros sites em que você pode criar um para chamar de seu, e o melhor: de graça. A lista você confere a seguir.

Geralmente, são gerados em .ICO, o formato que suporta mais resoluções e profundidades de bits. A depender de onde ele vai ser usado, seu tamanho varia: para serem exibidos no navegador, precisam ter 16x16 pixels, enquanto ícones na tela inicial do iOS, por exemplo, têm 57x57 pixels.

Buscas

O tamanho é importante principalmente para quem precisa que a página apareça em buscadores. Segundo o Google, para que o ícone da página seja incluído nas buscas, precisa ter, em pixels, um tamanho que seja múltiplo de 48 (48x48, 96x96, 144x144 etc.).

Segundo as diretrizes do buscador, “arquivos SVG não têm um tamanho específico. Qualquer formato favicon válido é compatível. O Google redimensiona a imagem para 16 x 16 pixels a fim de usá-la nos resultados da pesquisa”, avisando que arquivos originais com 16x16 pixels são descartados.

Tamanho é importante também na nitidez de um favicon. Um erro comum é diminuir uma imagem até que ela fique do tamanho ideal, e o resultado disso é ninguém conseguir distinguir o que o desenho representa, principalmente se ele tem muitos detalhes. O ideal, no caso de a imagem ligada ao site ser muito complicada, é usar um detalhe (a Amazon, por exemplo, usa apenas a letra "A").

O favicon da SpaceX.O favicon da SpaceX.Fonte:  SpaceX/Reprodução 

A imagem deve ser quadrada; sombras e texturas se perdem no tamanho reduzido, assim como muitas cores, símbolos ou palavras. Nesse caso, linhas e formas minimalistas fazem um ícone de sucesso, e a lista que preparamos de geradores de favicons gratuitos pode ajudar. Confira:

10geradores de favicon

1. Antifavicon

Ao contrário da maioria dos geradores de favicons, ele cria ícones a partir de textos.

.  (Antifavicon/Reprodução)

2. Dagon Design

Basta fazer o upload de uma imagem em JPG, PNG ou mesmo GIF (o tamanho máximo suportado é de 100 KB), e a ferramenta a converte em um favicon de 16x16.

.  (Dagon Design/Reprodução)

3. Favicon.cc

Além de importar imagens, essa ferramenta permite criar um favicon do zero; basta escolher uma cor, clicar nos quadradinhos e dar forma ao ícone. É possível também criar favicons animados.

.  (Favicon.cc/Reprodução)

4. Favicon & App Icon Generator

Muito fácil de usar, permite criar ícones para aplicativos não apenas para web, mas também para mobile — Android, Microsoft e iOS (iPhone e iPad).

.  (Favicon & App Icon Generator/Reprodução)

5. Dynamic Drive — FavIcon Generator

Além dos formatos mais comuns (JPG, PNG e GIF), o site suporta o envio de imagens em BMP e oferece a opção de criar ícones de área de trabalho com 32x32 e 48x48.

.  (Dynamic Drive — FavIcon Generator/Reprodução)

6. Favicon.io

O diferencial desse gerador é a possibilidade de usar, além de imagens, palavras e emojis para criar o favicon. Ele também tem tutoriais de como instalar a figurinha (tanto no formato .ICO como em PNG) na página.

.  (Favicon.io/Reprodução)

7. Favi-o-Matic

Outro gerador de favicons que gera ícones para todas as plataformas (web e mobile).

.  (Favi-o-Matic/Reprodução)

8. Genfavicon

O site (com suporte para português) gera favicons em cinco formatos.

.  (Genfavicon/Reprodução)

9. Real Favicon Generator

Além de gerar favicons que são (segundo o site) suportados em todas as plataformas e navegadores, o Real Favicon Generator pode melhorar um ícone já usado pelo usuário.

.  (Real Favicon Generator/Reprodução)

10. Website Planet

Ele é bem simples: você pode escolher entre adaptar uma imagem ou usar os favicons oferecidos na galeria do site.

.  (Website Planet/Reprodução)
Favicons: aprenda a fazer com 10 geradores fáceis de usar