YouTube testa função de corte e compartilhamento de trechos de vídeos

1 min de leitura
Imagem de: YouTube testa função de corte e compartilhamento de trechos de vídeos
Imagem: Freepik

O YouTube começou nesta quinta-feira (28) a testar uma nova função para vídeos do acervo ou transmissões ao vivo na plataforma. Ela se chama "Clipes" e, basicamente, é um recorte de uma pequena parte de vídeos mais longos.

Essa é uma forma de criadores de conteúdo ou fãs selecionarem os "melhores momentos" de gameplays ou debates de forma mais dinâmica, sem ter que baixar o vídeo, recortar e fazer uma nova publicação. A ação é uma estratégia direta de competição com outras plataformas de vídeo, como a Twitch, mais acostumada com streaming de longa duração.

Segundo a empresa, o recurso foi adicionado depois de muitos pedidos de criadores e da comunidade. É possível criar links com trechos de 5 a 60 segundos, tocando em repetição. Nenhum arquivo novo é criado: a cena selecionada roda em looping a partir do próprio clipe original para que você possa conferir a postagem completa e com todo o contexto.

Como criar um "Clipe"?

É fácil criar um clipe. Na transmissão ao vivo, clique no botão "Clipe", que fica localizado ao lado dos ícones de avaliação do vídeo — o "joinha". Quando a janela de configurações surgir, você precisa dar um título para o trecho e selecionar o tempo exato da seleção.

O botão está presente por enquanto em poucos clipes do YouTube.O botão está presente por enquanto em poucos clipes do YouTube.Fonte:  TecMundo 

Em seguida, basta confirmar a geração do link e enviar o endereço para contatos ou postar em redes sociais. Não é possível cortar "Clipes" de vídeos com conteúdo para crianças, lives com mais de oito horas ou estreias em andamento.

A tela de configuração do clipe.A tela de configuração do clipe.Fonte:  TecMundo 

Por enquanto, o recurso está disponível em poucas regiões e para criadores de conteúdo selecionados — este vídeo é um dos exemplos e você mesmo pode criar os próprios "Clipes".  Se aprovada, ela deve ser transformada em uma função fixa na plataforma, mas ainda não há qualquer previsão para que isso aconteça.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.