ProtonMail ganha função para desfazer o envio de emails

1 min de leitura
Imagem de: ProtonMail ganha função para desfazer o envio de emails
Imagem: ProtonMail/Divulgação

Enviou um email para o destinatário errado, esqueceu o anexo ou se arrependeu de mandá-lo? Quem usa o ProtonMail agora pode cancelar o envio da mensagem, acionando a função lançada em versão beta no último mês de dezembro e que já está disponível para todos desde a última quarta-feira (13).

O recurso, que funciona de maneira semelhante ao encontrado no Gmail e no Outlook para web, permite desfazer o envio de email logo após clicar em “Enviar”. Mas o usuário precisa ser rápido, pois o tempo para cancelar a mensagem enviada é curto, chegando a no máximo 20 segundos depois da ação inicial.

Logo após enviar o correio eletrônico, a plataforma exibe um pequeno banner no alto da janela, confirmando que a mensagem está a caminho e oferecendo a opção de cancelar a ação. Ao clicar em “Desfazer”, dentro do prazo especificado, o email não é enviado.

A função aparece em um banner no topo da página.A função aparece em um banner no topo da página.Fonte:  TechDows/Reprodução 

Na sequência, a janela do compositor é reaberta automaticamente, levando o usuário de volta ao rascunho da mensagem. Ele pode então fazer as correções necessárias (de ortografia, mudar o destinatário, reescrever o texto etc), acrescentar anexos ou apagar o email de vez, caso não queira mais enviá-lo.

Alterando o tempo para desfazer o envio

A função para desfazer envio de email vem habilitada por padrão no ProtonMail, ou seja, você não precisa mexer em nada para usá-la. O prazo para cancelar a ação é definido em 10 segundos, mas há a possibilidade de alterá-lo.

Isso pode ser feito no menu “Configurações”. Clique em “Geral”, depois escolha “Mensagens” e “Desfazer envio”. Agora, defina o prazo conforme as suas preferências, entre as opções disponíveis (0, 5, 10 e 20 segundos).

De acordo com a empresa sediada na Suíça, a função de desfazer envio do ProtonMail está disponível somente na versão web do serviço, inicialmente. Os apps para Android e iOS da plataforma receberão a novidade em breve.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.