Microsoft Edge recebe recurso do Chrome para linkagem de texto

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft Edge recebe recurso do Chrome para linkagem de texto
Imagem: Edge/Reprodução

A Microsoft introduziu um importante e útil recurso do Chrome no programa de testes do Edge em uma recente atualização. O navegador nativo do Windows 10 agora suporta links para fragmentos do texto, inspirado numa extensão antes exclusiva do concorrente, o “Link to Text Fragment”.

Basicamente, a ferramenta permite que o autor de um artigo e editor de um site gere links para áreas específicas de uma página. Por meio de poucos cliques, o autor poderia criar seções de índice para encaminhar o leitor para intertítulos específicos e poupar o tempo de leitura e pesquisa, tornando-se mais prático e convidativo para visitas rápidas.

O Chrome contava com uma extensão específica para esse tipo de interação, mas logo foi integrado ao navegador nativamente e agilizou o trabalho de redatores. Quando estreou, o Microsoft Edge já tinha potencial para receber a ferramenta, mas ainda não a tinha disponível e fez usuários apelarem para ferramentas de terceiros.

a  Techdowns/Reprodução 

Como utilizar o link para fragmento de texto no Edge?

Agora, o link para fragmento de texto está sendo integrado ao programa de testes do Edge (o Edge Canary Channel) e deve ser habilitado manualmente para ser utilizado. Por sorte, a versão estável e a de acesso antecipado podem ser instaladas e utilizadas simultaneamente, então o único esforço necessário seria o de instalar um navegador adicional.

Portanto, após instalar o Edge Canary do site oficial da Microsoft, acesse o URL "edge://flags" digitando-o manualmente na barra de endereços. Procure pelo “Copy link to Text” e habilite-o. Daí, reinicie o navegador por completo e a ferramenta já deve estar disponível.

Utilizá-la é igualmente simples, basta selecionar alguma linha do texto — ou alguma palavra —, clique com o botão direito e selecione “Copy link to text”. O navegador encaminhará um link para a área de transferência e ele pode ser utilizado em qualquer lugar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.