YouTube lança página desmentindo boatos sobre a plataforma

1 min de leitura
Imagem de: YouTube lança página desmentindo boatos sobre a plataforma
Imagem: YouTube

O YouTube lançou uma página de "Mitos e Fatos" que promete trazer mais transparência sobre o funcionamento da plataforma. Disponível neste link, a novidade traz detalhes sobre como o site de vídeos aborda assuntos polêmicos como desinformação e remoção de conteúdos.

O conteúdo principal da nova página de transparência do YouTube está resumido no vídeo abaixo, que traz alguns dos mitos sobre o funcionamento da plataforma. Ao visitar o portal "Mitos e Fatos", o usuário pode acessar as informações de maneira mais detalhada.

De acordo com a empresa, o objetivo da nova página é garantir mais transparência e promover informação de qualidade sobre o YouTube. A plataforma de vídeos constantemente protagoniza polêmicas por causa de disseminação de notícias falsas e recentemente até recebeu um processo por causar danos psicológicos.

A empresa ressalta na nova página que está sempre melhorando suas tecnologias para promover um ambiente virtual com informação de qualidade. Segundo o YouTube, o algoritmo recebeu mais de 30 mudanças desde o início de 2019 para reduzir a disseminação de conteúdos que violam as diretrizes da plataforma.

O YouTube também aponta que constantemente remove vídeos com conteúdos inadequados. Segundo os dados divulgados pela empresa, o site excluiu mais de 17 milhões de vídeos apenas durante o primeiro semestre de 2020.

Fonte:  YouTube 

A empresa diz que segue determinações da justiça, mas o principal motivo para que vídeos sejam removidos são as violações das políticas do site. O YouTube ainda ressalta que os usuários possuem direito de resposta e pode se defender antes de conteúdos serem removidos.

A página também conta com detalhes sobre o sistema de recomendações de vídeos do YouTube. O algoritmo que indica vídeos para o usuário constantemente gera polêmica e até virou tema de um estudo da Mozilla. Porém, a plataforma da Google garante que toma cuidado para não espalhar vídeos que defendem pautas de desinformação, como as teorias da Terra Plana.

Para conferir todas as informações de maneira mais profunda, visite a página de Mitos e Fatos do YouTube, que possui todo o conteúdo em português brasileiro.

Conheça o app SnapTube.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.