Google melhora buscas com erros de digitação

1 min de leitura
Imagem de: Google melhora buscas com erros de digitação
Imagem: Business Insider
Avatar do autor

Google realizou nesta semana um evento chamado Search On e revelou novidades para o seu mecanismo de buscas. Segundo a companhia, uma nova inteligência artificial será aplicada na ferramenta de pesquisas para melhorar o reconhecimento de frases e termos com erros de digitação.

De acordo com dados da empresa, uma em cada 10 buscas realizadas no Google Search contam com algum erro. Além disso, 15% do total de volumes de pesquisas no serviço possuem termos que jamais foram vistos antes pelo buscador.

O novo algoritmo reconhecerá erros de digitação com mais facilidadeO novo algoritmo reconhecerá erros de digitação com mais facilidadeFonte:  Google 

A atualização contará com um algoritmo de grafia equipado com uma rede neural de 680 milhões de parâmetros. Com isso, o Google Search conseguirá identificar melhor as frases com erros de digitação e oferecer melhores sugestões na ferramenta de correção automática.

Resultados mais precisos

Além de aprimorar a inteligência do algoritmo de buscas, o Google também oferecerá resultados mais precisos. Segundo a companhia, a ferramenta conseguirá buscar trechos específicos de parágrafos de texto e responderá dúvidas direto na página inicial do Search.

O usuário terá respostas mais precisas direto no buscadorO usuário terá respostas mais precisas direto no buscadorFonte:  Google 

Segundo mostra o exemplo da empresa, caso o usuário pesquise "como posso saber se as janelas da minha casa possuem vidros UV", o buscador exibirá em destaque uma parte de um artigo destacando a informação. Além dos detalhes mais diretos, a empresa ainda oferece um link para o usuário se aprofundar no assunto, identificando a fonte do conteúdo.

De acordo com o Google, o novo algoritmo deve trazer aprimoramentos de até 7% nos resultados de busca em todos os idiomas. As novidades começarão a chegar aos usuários a partir do mês que vem.

Google melhora buscas com erros de digitação