Internet

Facebook permitirá que usuários reivindiquem autoria de imagens

A novidade busca dar mais autonomia para os criadores de conteúdo nas plataformas do Facebook

Avatar do(a) autor(a): Adriano Camacho

21/09/2020, às 15:00

Facebook permitirá que usuários reivindiquem autoria de imagens

Fonte:  Facebook via The Verge 

Imagem de Facebook permitirá que usuários reivindiquem autoria de imagens no tecmundo

Nesta segunda-feira (21), o Facebook anunciou que em breve usuários poderão reivindicar a autoria de suas imagens na plataforma. Inicialmente, a empresa trabalhará em colaboração com parceiros para testar a função de moderação de fotos, que busca permitir mais autonomia para os criadores de conteúdo. A novidade ainda não possui previsão de lançamento e, futuramente, deverá chegar para todos internautas.

Nova interface de gerenciamento para criadores de conteúdo. (Fonte: Facebook via The Verge / Reprodução)Nova interface de gerenciamento para criadores de conteúdo. (Fonte: Facebook via The Verge / Reprodução)

De acordo com o site The Verge, embora os parceiros selecionados para o teste ainda não tenham sido revelados, a nova função pode indicar que grandes marcas terão mais controle sobre sua propriedade intelectual. Empresas como a National Geographic poderão postar suas imagens no chamado Facebook’s Rights Manager e, assim, ter controle sobre quando e onde foram postadas — até mesmo no Instagram. 

Para comprovar a autoria de uma imagem, a empresa ou internauta deverá fazer o upload de um arquivo CSV contendo seus metadados no gerenciador do Facebook, junto de especificações de onde se aplicam os direitos autorais. Quando o arquivo for verificado, o Facebook’s Rights Manager irá monitorar a visualização das postagens com a imagem.

Caso alguma infração seja comprovada, o autor da imagem poderá escolher entre a permanência, remoção ou a restrição territorial da postagem, que impediria sua visualização em territórios onde os direitos autorais se aplicam. 


Avatar do(a) autor(a): Adriano Camacho

Por Adriano Camacho

Especialista em Redator

Escreve para o TecMundo desde 2020.


Fontes