Reclame Aqui: saiba como fazer uma reclamação no site

2 min de leitura
Imagem de: Reclame Aqui: saiba como fazer uma reclamação no site
Imagem: Reclame Aqui/Reprodução

Reclame Aqui é uma plataforma brasileira com foco no atendimento ao consumidor. Criado em 2001 por Maurício Vargas, o site conecta clientes que estão com algum tipo de problema e empresas que muitas vezes têm funcionários específicos para atender às demandas do portal. A ideia é gerar uma solução de conflitos que seja rápida, prática e eficiente para ambos; afinal, é muito melhor resolver as situações com tranquilidade do que enfrentar longos processos burocráticos.

Em média, o Reclame Aqui recebe cerca de 700 mil visitas diariamente de consumidores que estão, na maioria das vezes, apenas consultando a reputação das empresas. Nesse sentido, o site se configura como o maior do segmento no Brasil justamente por conta da facilidade em resolver casos e gerenciar o histórico das empresas — por lá tudo fica registrado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com essas vantagens, o site tem ajudado várias pessoas em questões específicas, negociando diretamente com as empresas. Porém, vale lembrar que nem todas as companhias estão abertas para negociações, e o portal não se responsabiliza pela falta de resposta de algumas delas.

Sendo assim, como utilizá-lo?

Como utilizar o Reclame Aqui: passo a passo

Para iniciar a reclamação no site é muito simples. O primeiro passo é criar uma conta: acesse o site e clique em "Entrar".

(Captura de tela)Fonte:  Reclame Aqui 

Abaixo do formulário de login, clique no botão "Cadastre-se aqui".

(Captura de tela)Fonte:  Reclame Aqui 

Na tela seguinte, selecione se é um consumidor ou uma empresa. Na área "Sou consumidor", clique em "Cadastrar".

(Captura de tela)Fonte:  Reclame Aqui 

Uma nova guia vai se abrir para que você preencha todos os dados que serão fundamentais para se cadastrar no site. Caso prefira, conecte sua conta do Facebook para agilizar esse processo.

(Captura de tela)Fonte:  Reclame Aqui 

Depois de cadastrado e logado no site, as funcionalidades da plataforma já podem começar a ser utilizadas. No canto superior direito da tela inicial, clique no botão "Reclamar" caso queira, de fato, iniciar uma postagem.

(Captura de tela)Fonte:  Reclame Aqui 

A partir daí, você pode acompanhar todas as suas solicitações envolvendo reclamações públicas e mensagens privadas. Caso queira trocar seu endereço de e-mail ou senha, é possível acessar o Controle de Segurança.

No menu inicial, você também pode consultar as abas Compare, Rankings, Cadastre sua Compra, Dúvidas Frequentes, Institucional, Todas as Categorias, Prêmio, Notícias e Serviços Públicos.

(Captura de tela)Fonte:  Reclame Aqui 

Para pesquisar a reputação de qualquer empresa, é só digitar o nome dela no campo de busca. Dentro do perfil das companhias é possível visualizar todas as reclamações feitas sobre ela, além de ter a possibilidade de, antes de iniciar um chamado, conversar com um atendente clicando em "Precisa de ajuda?" no canto inferior direito.

(Captura de tela)Fonte:  Reclame Aqui 

Reclame Aqui no WhatsApp

Também é possível reclamar pelo WhatsApp. O Reclame Aqui tem o número (11) 97062-2753 justamente para isso, mas é necessário, antes de começar o processo por lá, adicionar o número à lista de contatos.

(Reclame Aqui Notícias/Reprodução)(Reclame Aqui Notícias/Reprodução)Fonte:  Reclame Aqui Notícias 

Basta abrir o WhatsApp e indicar que quer fazer uma reclamação. O Reclame Aqui vai gerar um menu automático, então basta seguir os passos para concluir a solicitação.

Gostou dessas facilidades? Caso queira ficar por dentro de todas as notícias do site, acesse o Reclame Aqui Notícias. Por lá, os consumidores podem acompanhar as funcionalidades da plataforma, além de aprender, por meio de um conteúdo exclusivo, tudo sobre proteção ao consumidor e marcas brasileiras. Não deixe de visitar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.