Depois de instalado, o DeskSpace ficará disponível na barra de sistema (a barra do relógio). Para ativá-lo, pressione e segure as teclas Ctlr+Alt+Shift do teclado. A tela vai se afastar e vai ser exibida como uma das faces de um cubo. Para criar uma nova área de trabalho, basta selecionar uma das faces e começar a trabalhar nela. O que identifica um novo desktop são as janelas abertas que nele se encontram.

Continue segurando as teclas, utilizando o mouse para arrastar o cubo e visualizar as outras faces. Isso também pode ser feito com o botão de rolagem e com as setas direcionais. Solte as teclas para ativar e começar a utilizar a área de trabalho escolhida.

Girando o cubo 3D para ver os diferentes desktops.

É possível mover uma janela de um desktop a outro. Para isso, clique na barra de título da janela em questão e arraste-a até uma das bordas, até que o cursor toque nesta borda. A área de trabalho vai se afastar e aparecer como uma face do cubo, e então você usa o mouse para girá-lo e posicionar a janela na área desejada.

Mudando uma janela de desktop.

Cada desktop pode ter uma imagem própria de pano de fundo. Para configurar como o DeskSpace deve trabalhar com essas imagens, clique com o botão direito sobre o ícone do programa e acesse a opção “Manage Desktop Wallpaper”. Marque a opção “Enable Different Wallpapers On Each Desktop” para poder trabalhar com imagens diferentes.

Três áreas, três imagens diferentes.Independente da área de trabalho que estiver em execução, você escolhe qual delas deve ser configurada através do menu “Desktop”. Marque a opção “Show a Wallpaper Image On This Desktop”, e então indique qual imagem você quer usar.

Também é possível configurar os ícones exibidos em cada desktop. Para isso, clique com o botão direito sobre o ícone do programa e acesse a opção “Manage Desktop Icons”. Na tela exibida, marque a opção “Enable Different Icons On Each Desktop”. Mais abaixo, selecione a área de trabalho desejada e ordene a lista de ícones como quiser.

Janelas e aplicativos

O DeskSpace só reconhece e administra janelas que podem ser reduzidas à barra de tarefas. Isso quer dizer que janelas de aplicativos que ficam na barra de sistema não são exibidas e gerenciadas pelo programa automaticamente. Porém, é possível especificar se o programa deve reconhecer essas janelas. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do programa e acesse a opção “Manage Desktop Windows”.

O menu do programa, utilizado para configuração.Na tela exibida, adicione um filtro e adicione ou remova as janelas exibidas nas listas. Utilize as opções “Application Name”, “Window Class” e “Window Title text boxes” para fazer com que o DeskSpace reconheça esses filtros e os aplique automaticamente.

O DeskSpace lhe permite criar regras para aplicativos específicos. Por exemplo, é possível definir que um aplicativo seja automaticamente movido para uma área de trabalho ao ser executado.  Para configurar estas regras, acesse o menu “Manage Desktop Application Rules”, clicando com o botão direito do mouse sobre o ícone do programa.

Cupons de desconto TecMundo: