O número de usuários insatisfeitos com o mais recente sistema operacional da Microsoft ainda é grande. A principal queixa é com relação à configuração de hardware exigida, tornando o uso do computador, em alguns casos, limitado ao sistema operacional, já que este não economiza no consumo de recursos e acaba comprometendo a execução de aplicações pesadas, bem como jogos de última geração.

Bem, nossa intenção não é a de criticar o Windows Vista, mas sim de trazer aos usuários interessados um meio de regredir a versão anterior desse sistema sem precisar formatar o computador. Vale ressaltar que esse método visa, acima de tudo, substituir o Windows Vista pelo XP sem remover os dados do usuário. Entretanto, para quem deseja tem um disco rígido mais limpo e organizado, a formatação ainda é o método mais interessante.

1º Passo

Antes de tudo, realize um backup completo do seu sistema de arquivos atual. Acidentes podem acontecer e, é claro, que você não quer ser pego de surpresa. Um bom software para isso é o Norton Ghost.

2º Passo

Insira o CD de instalação do Windows XP no drive apropriado e reinicie o computador. Antes de prosseguir, certifique-se que o seu computador está configurado para inicializar pela unidade de CD/DVD (isso pode ser ajustado na BIOS da sua placa-mãe, confira o manual dela para mais detalhes).

Inicializando o CD de instalação do Windows XP.

Após o POST da BIOS, uma mensagem como esta deverá ser exibida: Pressione uma tecla para iniciar do CD. Neste momento, pressione qualquer tecla, Enter, por exemplo. Aguarde o carregamento dos arquivos do CD até que uma tela azul com algumas opções seja exibida. Quando esta for exibida, pressione R.

Ao invés de iniciar a instalação normalmente, antes é necessário ir ao console de recuperação.

3º Passo

Será carregado o console de recuperação do Windows XP. Caso você tenha mais de uma partição instalada eu seu computador, o console irá lhe requisitar que escolha qual a partição que deseja utilizar. Digite o número que se refira a partição que contenha o Windows Vista e pressione Enter.

Eis o console de recuperação do Windows XP.

Em seguida, lhe será solicitado a senha de Administrador do Windows Vista. Entre com a senha e pressione Enter. Agora o console estará liberado para a entrada de comandos.

4º Passo

Digite cada um dos comandos abaixo, respectivamente, sempre pressionando Enter ao término de cada linha:

fixboot
fixmbr
cd \
ren windows winvista
exit


5º Passo

Durante a reinicialização, pressione uma tecla para iniciar do CD novamente e prossiga com a instalação do Windows XP normalmente! Não se esqueça de preservar o sistema de arquivos da partição quando solicitado.

Depois desses passos, seu único trabalho será o de reinstalar os seus programas preferenciais.
($InsereProgs$)($CODInsereProgs$)44729($/CODInsereProgs$)

Cupons de desconto TecMundo: