Barulho irritante!!!

Aquela “musiquinha” reproduzida assim que o Windows é iniciado é algo que lhe perturba? Eu, particularmente, a acho irritante e é uma das primeiras coisas que desabilito após instalar o sistema. Talvez ela não lhe incomode tanto assim, mas provavelmente você já deve ter, pelo menos, pensado em alterá-la. Seja para colocar outro som ou simplesmente acabar de vez com esse efeito sonoro do Windows, veremos a seguir como é fácil resolver isso.

Este recurso existe desde o obsoleto Windows 95. Mais de uma década se passou e esse efeito não mudou praticamente em nada. No Windows 98, em especial, ele ganhou força e recebeu uma série de novos esquemas sonoros. Ao invés dos barulhinhos irritantes — para mim —, você podia deixar o seu Windows parecendo uma verdadeira selva, por exemplo. Bom, chega de papo e vamos ao que interessa.

Primeiro devemos ir à caixa de propriedades sons de dispositivos de áudio, acessível através do caminho Menu Iniciar > Configurações > Painel de Controle > Sons e dispositivos de áudio. Surgirá uma janela semelhante a esta:

Acesse as Propriedades de Som

Como é de se perceber, há uma série de preferências relacionadas ao som do computador. Clique na aba Sons, no alto da tela, que é a que nos interessa no momento. Agora há dois caminhos a seguir:

Para remover o esquema de som inteiro:

  • Clique na caixa Esquema de som e selecione Sem som. Agora é só clicar em OK na parte inferior da janela e pronto! Você acaba de desativar todos os efeitos sonoros do Windows.

Para remover apenas um som (evento):

  • Após abrir a aba Sons, vá até a caixa Eventos de programa e selecione o item Iniciar o Windows — ou qualquer outro item que queira desabilitar o efeito sonoro. Clique na caixa Sons, vá até o topo e selecione (Nenhum). Clique em OK e é só!

Caso você queira alterar o som ao invés de desabilitá-lo, selecione outros na caixa Sons ou adicione um personalizado clicando no botão Procurar. Vale ressaltar que o Windows só aceita sons no formato WAV.

Depois é só escolher a aba Som.

Cupons de desconto TecMundo: