Cidade japonesa proíbe celulares durante caminhada
Ao desembarcar em Yamato, uma gravação avisa que as pessoas só devem usar seus celulares enquanto estiverem paradas

Por Ramalho Lima
01/07/2020, às 19:00
)
Fonte: Unsplash/Steven Lasry
Imagem de Cidade japonesa proíbe celulares durante caminhada no tecmundo
Yamato, uma cidade nos arredores de Tóquio, no Japão, aprovou uma lei que proíbe os cidadãos de usarem seus smartphones enquanto caminham pelas ruas e parques da cidade. De agora em diante, só é permitido usar o celular publicamente se a pessoa estiver parada.
Aviso sonoro
Quando visitantes desembarcam na estação da Yamato, uma gravação já os alerta sobre a nova lei, provavelmente, porque o ato de usar o smartphone enquanto se caminha é bem comum na maioria dos países. Sendo assim, o aviso sonoro previne que que visitantes desrespeitem a lei e tentem justificar dizendo que não sabiam.
Fonte: Unsplash/Steven Lasry/Reprodução
A princípio, a lei não tem punição para quem não a seguir. No entanto, a ideia foi bem aceita entre os 240 mil moradores da cidade. Caso alguém seja flagrado andando por aí, enquanto usa o celular, poderá ser “mal visto” pela população local.
Apesar da boa aceitação, há moradores que acham que a medida ter se tornado lei foi algo radical demais. Todos concordam que caminhar nas ruas usando o smartphone é perigoso, mas alguns cidadãos defendem a ideia de quem uma campanha de conscientização já seria o suficiente.
Não é a primeira vez que uma medida desse tipo é anunciada. Em outros países, ao menos em alguns locais mais movimentados, também é proibido transitar usando o smartphone. Em algumas cidades, há até faixas especiais para pedestres que fazem questão de caminhar visualizando seus aparelhos.

Por Ramalho Lima
Especialista em Redator
Fã de tecnologia desde criança. Ex-early adopter (tá bom, de vez em quando ainda acontece). Curto música, Android e Linux. Um bom aspirador robô pode mudar sua vida.