Claro lança 5G no Brasil com tecnologia de compartilhamento de frequências

2 min de leitura
Imagem de: Claro lança 5G no Brasil com tecnologia de compartilhamento de frequências

Nesta quinta-feira (02), o Brasil amanheceu com novidades relacionadas ao 5G. As notícias ainda não são exatamente as que gostaríamos de receber, mas já indicam algum avanço. Enquanto a Motorola oficializou a chegada da linha Edge ao país, a operadora Claro anunciou a implantação de rede 5G usando frequências já autorizadas pela Anatel.

A novidade usa a tecnologia de compartilhamento dinâmico de espectro (DSS — Dynamic Spectrum Sharing) da Ericsson. Isso significa que a Claro vai oferecer a quinta geração nas faixas de frequências já disponíveis atualmente e que estão alocadas ao Serviço Móvel Pessoal (SMP). A promessa da operadora é que os smartphones com 5G experimentem conexões 12 vezes mais rápidas que o 4G convencional, porém ainda não especificou quais regiões receberão a cobertura inicial do 5G DSS.

É importante lembrar que uma das grandes promessas do 5G está relacionada ao uso das redes milimétricas (mmWaves). O 5G DSS nas bandas já disponíveis no Brasil pode até trazer melhorias de velocidade, mas ainda não tem a capacidade de explorar todo o potencial da tecnologia.

"A chegada do 5G DSS permite oferecer uma primeira experiência com a quinta geração das redes móveis, utilizando tudo o que temos investido e que já está disponível hoje. A Claro tem uma infraestrutura estado de arte, que já oferece o 4.5G mais rápido do país, e agora sai na frente oferecendo uma migração gradativa e transparente para o 5G, antes mesmo de as novas frequências dedicadas a essa tecnologia terem sido outorgadas no país", explicou José Félix, presidente da Claro.

Leilão do 5G no Brasil

Enquanto isso, o esperado leilão do 5G no Brasil deve acontecer só em 2021. Além da discussão sobre a distribuição do espectro para os celulares, o acesso à infraestrutura ainda é um problema. O uso de faixas mais altas exige a instalação de uma série de novas antenas para atingir a cobertura necessária, uma vez que quanto mais alta é a frequência, menor é o alcance do sinal.

"O leilão do espectro adicional para o 5G será um próximo passo, que deverá vir no futuro, levando em consideração grandes desafios que a crise atual trouxe e o significativo investimento que dele decorre tanto para a aquisição do espectro como para implantar a cobertura e a virtualização da rede", disse Paulo Cesar Teixeira, CEO da unidade de Consumo e PME da Claro.

Para a operadora, enquanto o Brasil não tem mais espectro, mais antenas e uma nova topologia de rede, a chegada do 5G DSS, utilizando frequências e topologia de redes atuais, ajuda a acelerar a implantação da quinta geração das redes móveis.

Imagem: Smartphone Motorola Edge Plus, 256GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smartphone Motorola Edge Plus, 256GB

São 6,7 polegadas de tela imersiva, curvada e com HDR10+. O sensor principal da sua câmera tripla é de 108 MP para ótimas fotos. Tem 5G disponível, som estéreo, bateria de 5000 mAh e 12 GB de RAM.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.