A crise está aí! Depois de acompanhar os noticiários, ninguém pode negar que ela chegou ao Brasil com força total. Milhares de demissões, fábricas fechando, histeria na bolsa de valores e falências denunciam a situação caótica que o mercado mundial enfrenta. Como não adianta chorar, espernear ou apelar para forças ocultas, o que resta para todos é arregaçar as mangas e ir à luta.

Quem sempre quis ter seu próprio negócio, se não sabe, imagina como é difícil abrir as portas e sabe que é mais difícil ainda mantê-las abertas. Portanto, hoje vamos listar vários aplicativos, apostilas e serviços que podem ajudar ao aspirante a empreendedor encontrar o caminho certo para o SUCE$$O.

Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) há quase 15 milhões de micro e pequenas empresas formais e informais no país que dão emprego para aproximadamente 30 milhões de brasileiros.

O SEBRAE é uma entidade privada que tenta cooperar na qualificação e manutenção dos micro e pequeno negócios fomentando a participação em cursos, oficinas e palestras sobre empreendedorismo. Desta forma, ela é uma ótima fonte de materiais e informações sobre novos negócios.

Xô crise!

Como o Baixaki está ligado no que acontece pelo mundo a fora, resolvemos ajudar um pouco os desesperados que não conseguem arrumar um novo emprego ou aqueles que estão empregados, mas não aguentam mais seguir a mesma rotina.

Como tempo é dinheiro e, dinheiro e tempo estão cada vez mais escassos, vamos à luta porque o freguês sempre tem razão e não pode esperar.Você sabe o que está falando

Planos e estratégias

Abrir um negócio não é como vender limonadas, pois você precisa de disciplina, persistência e nervos de aço para lidar com a enxurrada de problemas. Como você vai entrar em um mundo burocrático e complexo, nada melhor do que afiar a língua com um Glossário de Administração. Composto por mais de 500 verbetes, este dicionário vai lhe ajudar a decifrar o difícil vocabulário dos negócios.

Será que vai dar certo?

Pense bem.A dúvida que assombra milhares de empreendedores é: “Será que meu negócio vai decolar?”. De fato, muitas empresas brasileiras morrem na praia, pois a demanda dos produtos que oferece para a região em que foi implantada não é suficiente para fazer o caixa girar corretamente.

Portanto, antes de abrir as portas e querer vender areia no deserto é crucial montar um plano de negócios para saber realmente se seu empreendimento vai dar certo. Uma ótima opção de aplicativo é o SP Plan, já que com ele é possível calcular a possibilidade de decolar ou não.

Com que nome eu vou?

Depois de se certificar da viabilidade do negócio e ter certeza que ele vai dar certo, é hora de escolher um nome para o empreendimento. É importante caprichar neste ponto, visto que esta será a marca da sua empresa e o que seus clientes lembrarão na hora de realizar suas compras.

De nada adianta colocar o nome de “X-Salmonela” em uma lanchonete que preza pela limpeza. Como nem todos nascem criativos, um serviço online chamado Name This pode dar um empurrãozinho na hora de criar a identidade do seu negócio.

Alô Alô Freguesia!   

Definido o nome, é hora de colocar a boca no trombone e anunciar para toda a freguesia que o novo negócio está aberto e pronto para atender a todos da melhor forma. Para atingir seus alvos é bom investir em um plano de marketing de primeira e conquistar seus primeiros fregueses.

Tragam bacias, tragam panelas

A apostila Como Elaborar um Plano de Marketing é uma das várias opções de apostilas oferecidas pelo SEBRAE que podem orientar seus negócios e a realizar investimentos corretamente.

Contas

É claro que um empreendimento gera lucros, mas o gerenciamento de despesas costuma ocupar muito tempo. Para que você possa ter mais tempo livre e, desta forma dar mais atenção ao seu negócio confira a apostila Como Elaborar Controles Financeiros e tenha tudo na ponta do lápis.

Um programa que pode ajudar – e muito – o gerenciamento do seu fluxo de caixa é o Excel. Com certeza, ele já figura entre os programas mais utilizados pelos administradores, mas você sabe realmente como usá-lo?

Se não, veja o Electronic Excel Tutor e conheça as ferramentas deste programa incrível. Se você está em um nível mais avançado acesse o Curso Completo de Excel em XP e fique ainda mais fera.

De vento em popa

Muito trabalho.Seu negócio deu certo? Então o que você acha de investir em novos produtos para aumentar seu mix de mercadorias ou serviços? Antes disso, é importante saber se as novidades serão bem aceitas pelos clientes, desta forma recorra ao guia Como Elaborar uma Pesquisa de Mercado.

Tudo no caminho certo

Você já se estabeleceu no acirrado mundo dos negócios e agora pode ser dar ao luxo de contar com dois aplicativos para ajudar na emissão de notas fiscais, controle do fluxo de caixa, cadastro de clientes, produtos e tudo mais que você fazia de forma, digamos, menos profissional.

Hercules Server Plus e Pangéia podem ser seus novos funcionários, pois ambos auxiliam no controle de tarefas cotidianas de pequenas e micro empresas. Como os dois são gratuitos o custo benefício é Dinheiro na mãoótimo, aliás, esqueça os custos, já que você terá apenas benefícios.

Grande ou pequeno, negócios são negócios

Se você se deu bem sendo dono do seu próprio negócio, meus parabéns! Pois, milhares de pessoas abrem seus negócios, mas por falta de planejamento acabam fechando as portas antes de completar seis meses. Agora que você pode contar com todas estas opções de aplicativos e serviços, sem dúvida será mais fácil abrir e manter seu ganha-pão sempre bem sucedido.

Cupons de desconto TecMundo: