Google revela pesquisas feitas por brasileiros sobre coronavírus

1 min de leitura
Imagem de: Google revela pesquisas feitas por brasileiros sobre coronavírus

Com o coronavírus se espalhando e cada vez mais casos sendo confirmados no Brasil, a Google registrou um grande crescimento nas pesquisas sobre o assunto e resolveu criar uma página especial para mostrar os impactos da doença nas buscas online. Utilizando a plataforma Trends, a companhia mostrou quais são as principais dúvidas e os termos pesquisados por brasileiros sobre o Covid-19. Além disso, o serviço traz um panorama de como está o interesse pela epidemia no mundo.

Crescimento das pesquisas sobre o coronavírus no mundo. (Fonte: Google Trends/Reprodução)

Segundo a companhia, as buscas pelo coronavírus começaram a crescer mundialmente na metade de janeiro, quando houve o estouro da doença na cidade chinesa de Wuhan. As pesquisas tiveram certa queda em fevereiro, mas alcançaram um novo pico de interesse no início de março. Um dos pontos que marcaram aumento nas buscas feitas no Brasil foi o primeiro caso de Covid-19 confirmado no país, o que ocorreu em 26 de fevereiro.

Pesquisas mais populares no Brasil sobre coronavírus. (Fonte: Google Trends/Reprodução)

Com a chegada da doença ao país, a principal pergunta dos brasileiros ao Google foi "o que é o coronavírus?". O ranking inclui dúvidas sobre o surgimento da epidemia, os sintomas e os métodos de prevenção. A empresa revelou, ainda, que os brasileiros fizeram uma grande quantidade de pesquisas sobre como agir em caso de suspeita ou sintomas do Covid-19.

Aumento de buscas por álcool gel

O Google Trends mostrou aumento de buscas relacionadas ao tema no país. Um gráfico divulgado mostra um crescimento impressionante nas pesquisas sobre álcool gel e gel desinfetante no fim de fevereiro, pouco após a confirmação do primeiro caso de coronavírus por aqui.

Buscas por gel desinfetante cresceram após confirmação de Covid-19 no Brasil. (Fonte: Google Trends/Reprodução)

As tendências listadas no serviço indicam crescimento recente sobre os desdobramentos da doença no Brasil. De acordo com as buscas em tempo real, as pesquisas sobre o segundo caso de Covid-19 no país tiveram crescimento de 4.600% no Google Search. Outro assunto que ganhou a atenção do público foi o genoma do coronavírus, que foi sequenciado por duas brasileiras.

Mesmo com o interesse nacional na doença do momento, o país ainda não está entre os que mais buscam pelo coronavírus no Google. De acordo com os dados do Trends, Itália, Suíça, Irlanda, França e Espanha são os locais com maior volume de pesquisas sobre o assunto no mundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.