Google passa a ranquear sites pelas suas versões mobile em setembro

1 min de leitura
Imagem de: Google passa a ranquear sites pelas suas versões mobile em setembro
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Google anunciou em seu blog que começará a ranquear todos os sites da internet, avaliando primeiro sua versão mobile a partir de setembro deste ano. A novidade faz parte da iniciativa Mobile-first da empresa, que foi anunciada em 2016 e já está valendo para novos domínios. Na segunda metade do ano, os endereços mais antigos também serão adicionados ao algoritmo e indexados por meio de sua interface para dispositivos móveis.

A indexação Mobile-first visa preparar a web para a era dos smartphones e leva em conta fatores como responsividade da interface e tempo de carregamento em diferentes dispositivos. De acordo com dados da empresa, cerca de 70% dos sites exibidos nos resultados de busca do Google Search já estão adaptados para o novo padrão.

(Fonte: Engadget/Reprodução)

De acordo com a companhia, os sites que preencherem os requisitos da indexação para dispositivos móveis já serão adicionados ao novo sistema de ranqueamento. Assim, setembro é apenas o prazo final para todos se adaptarem e ninguém ficar "soterrado" nos mecanismos de pesquisa por causa da falta de uma interface otimizada para smartphones.

Dicas da Google

Para ajudar os donos de sites a se adaptarem ao novo padrão de ranqueamento, a Google oferece todas as diretrizes sobre a indexação para dispositivos móveis em um site próprio para a novidade. Além disso, a companhia tem um guia de otimização que inclui diferentes formas de otimizar um domínio para mobile.

A Google recomenda que os usuários adotem um design web responsivo, que funciona em computadores e celulares. E explica que um formato a ser evitado é a criação de uma URL própria para dispositivos móveis (m.dominio.com), pois isso pode causar confusão nos mecanismos de busca e nos usuários.

Para quem já tem uma interface adaptada aos dispositivos móveis, a Google oferece um teste online que avalia se o domínio é mobile friendly e pode ser utilizado aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.