Internet

Fábrica Tesla tem construção suspensa por grupo ambientalista alemão

Um tribunal de Berlim declarou em nota que precisa analisar os recursos enviados pelos ativistas antes de autorizar as obras

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

17/02/2020, às 13:30

Fábrica Tesla tem construção suspensa por grupo ambientalista alemão

Fonte:

Imagem de Fábrica Tesla tem construção suspensa por grupo ambientalista alemão no tecmundo

Protestos e uma ação judicial de um grupo ativista ambiental conseguiu interromper temporariamente a construção de uma fábrica da Tesla nos arredores de Berlim. Conhecidos como Liga Verde de Brandemburgo, o grupo movimentou um processo contra a fabricante de veículos elétricos e impediu que mais hectares de floresta fossem cortados.

A decisão partiu do Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandemburgo. A nota liminar afirma que é necessário analisar os recursos dos ambientalistas antes de autorizar a construção das “gigafábricas”. Segundo a corte, os 92 hectares de florestas seriam desmatados em até 3 dias, então emitiu-se uma ordem de suspensão para dar mais tempo para a justiça.

Autorizados pelo Ministério do Meio Ambiente alemão, a Tesla já havia iniciado a derrubada de árvores na região. Curiosamente, a companhia de Elon Musk ainda não tinha recebido autorização para construção de um prédio no local desmatado.

(Fonte: Annegret Hilse/Reuters)

“Não devemos presumir que a moção que busca proteção legal trazida pela Grüne Liga não tem qualquer chance de sucesso”, diz um comunicado do tribunal. Em adição, o Ministério do Meio Ambiente da Alemanha informa que reclamações contra a nova fábrica ainda podem ser feitas até o dia 5 de março. Posteriormente, a permissão dada anteriormente será reestudada.

Essa “gigafábrica” da Tesla seria a terceira construída pela montadora de veículos elétricos, que já conta com prédios na China e nos Estados Unidos. O plano original de Elon Musk era tornar a fábrica operacional já nos meados de 2021 e todo projeto foi orçado em US$ 4,3 bilhões. Inicialmente, a fábrica produziria 150 mil unidades de veículos Tesla anualmente, mas eventualmente a expandiria para 500 mil carros por ano.



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.