A Google iniciou nesta semana o bloqueio temporário de todas as extensões do navegador Google Chrome que envolvam pagamentos — ou seja, que são pagas, possuam assinaturas ou microtransações.
De acordo com a empresa, o motivo é uma investigação interna em andamento a respeito do alto número de "transações fraudulentas" envolvendo as extensões, incluindo golpes que podem prejudicar usuários. Desde o início de janeiro, a quantidade de irregularidades teria subido bastante, obrigando a empresa a tomar medidas mais drásticas.
Desenvolvedores legalizados receberam um email da companhia com o aviso de que os add-ons foram removidos da Chrome Web Store por "não compactuar com as políticas" da empresa. Todos teriam tentado enviar atualizações ao sistema da Google, recebendo no lugar o aviso da suspensão. Nesses casos, não se sabe ainda se foram detectadas irregularidades ou se o banimento foi resultado de um falso positivo.
I just got this email from Google.
— Jeff Johnson (@lapcatsoftware) January 22, 2020
However, StopTheMadness still seems to be in the Chrome Web Store at the moment.
WHAT. THE. FUCK. pic.twitter.com/sVmNlnIcAT
Por enquanto, não há uma previsão para que a suspensão seja encerrada. Ela ficará em vigor até a Google encontrar melhores soluções de monitoramento, mas a companhia ainda não detalhou quais são as tais "operações fraudulentas" movimentadas. Vale lembrar que a companhia já iniciou também uma fase de transição para acabar com alguns apps do Chrome.