Internet 4G mais rápida do Brasil é da Claro, revela Opensignal

1 min de leitura
Imagem de: Internet 4G mais rápida do Brasil é da Claro, revela Opensignal
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Opensignal, empresa britânica especializada no mapeamento de cobertura de internet, fez uma análise sobre a experiência das redes 3G e 4G no Brasil. As principais operadoras, identificadas nas 36 maiores cidades do país, foram selecionadas para participar. As informações foram noticiadas pela agência de notícias TargetHD.

Ao todo, 4 milhões de dispositivos foram estudados entre novembro e dezembro de 2019. Para obter dados mais precisos, os usuários tiveram que fazer várias medições de velocidade, contabilizando 5,16 bilhões no fim dos testes.

Os resultados mostram que a Claro oferece a melhor internet 4G do país para download, upload, streaming de vídeo, além das chamadas VoIP feitas pelo Facebook Messenger e WhatsApp. Como o desempenho das operadoras sofre variação de acordo com a região em que o usuário está, a Vivo conseguiu oferecer a maior velocidade de streaming em 9 cidades.

(Fonte: Shopping Leblon/Divulgação)

A TIM ocupa o primeiro lugar no quesito latência com 57.4 ms, em comparação com a Claro (58.4 ms), a Vivo (61.4 ms) e a Oi (68.4 ms). Contudo, é importante ressaltar que os países desenvolvidos já alcançam latências abaixo de 40 ms. Então, se usarmos esse parâmetro como comparação, todas as operadoras brasileiras ainda ficam para trás.

Além disso, a TIM oferece a maior disponibilidade de 4G — quantidade de tempo que a rede fica disponível para o usuário durante deslocamentos. Nesse quesito, a operadora apresenta uma marca de 85,7%.

A operadora também lidera a cobertura do sinal no país com 6.2 pontos (em uma escala de 0 a 10), ganhando da Vivo (6.1), Claro (5.7) e Oi (4.3). A Oi, por sua vez, ficou em último lugar em todos os testes da Opensignal. O que achou dessa pesquisa? Dê sua opinião nos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.