Google manda timeline com histórico de navegação para os usuários

1 min de leitura
Imagem de: Google manda timeline com histórico de navegação para os usuários
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Depois do Ano-Novo, é comum que alguns apps façam um resumo especial para cada usuário. O Google Maps resolveu entrar nessa onda, enviando um e-mail para seus usuários com o título “Google Maps Timeline”. Para utilizar o aplicativo é preciso permitir que ele tenha acesso à sua localização e, devido a isso, o Maps possui um extenso histórico detalhando onde cada usuário esteve.

“Você recebeu este e-mail porque ativou o Histórico de localização, uma configuração da Conta do Google que salva os lugares visitados na sua linha do tempo particular.”, avisa o Maps logo no começo da mensagem. O resumo começa com um mapa intitulado “Lugares visitados em 2019” dividido em países, cidades e lugares nos quais você esteve — além de quantas vezes você foi lá. Outro dado é a distância percorrida de bike, a pé, de carro ou ônibus, além de quanto tempo foi gasto nesses trajetos. Além disso, o usuário também descobre se já deu uma volta ao mundo.

(Fonte: Kris Gaiato/Reprodução)

O Maps consegue ir mais além com o botão “Ver linha do tempo”, que leva o usuário para um mapa com marcações em todos os locais visitados, a quantidade de viagens (com detalhamento de dias gastos em cada cidade), trajetos percorridos, diversos gráficos, dentre outras informações.

A precisão desses dados irá depender da atividade e frequência de cada usuário no app, segundo o site BGR. O resumo é bem completo, mas pode causar desconforto em perceber como o Maps possui uma infinidade de dados sobre o histórico de localização de cada pessoa. Se você prefere que o Google Maps não tenha tantas informações sobre sua vida, basta sair da sua conta após utilizar o mapa ou optar pela navegação em modo anônimo.

Fique de olho no seu e-mail e nos conte o que achou da sua timeline personalizada!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.