YouTube agora permite apagar histórico automaticamente

1 min de leitura
Imagem de: YouTube agora permite apagar histórico automaticamente

A Google, em um crescente esforço para expandir as opções de privacidade em seus serviços, acaba de anunciar uma nova possibilidade para o usuário que quer controlar seus dados de uso no YouTube periodicamente sem se preocupar. A plataforma de vídeo ganhou a função de remoção automática de dados, como histórico e buscas.

A opção de apagar histórico, que já era possível manualmente, agora permite que o usuário determine um tempo para que seus dados sejam apagados automaticamente do YouTube. Esta função já havia sido adicionada às opções de privacidade das contas Google em maio deste ano para dados como localização, histórico e atividades vinculadas à conta.

Para que a plataforma apague os dados automaticamente, o usuário deve determinar um período de 3 ou 18 meses. Após o fim desse tempo, os dados são deletados sem a necessidade de ações manuais. A opção já está disponível no Google Minha Atividade, com opções tanto para o YouTube quanto para outras plataformas da Google. Um aviso é feito por parte da empresa lembrando o usuário que os dados de uso e histórico são utilizados pela plataforma para recomendar conteúdos e criar playlists automáticas. Sem eles, estas funções são prejudicadas.

(Fonte: YouTube/Divulgação)
(Fonte: YouTube/Divulgação)

Entre outras melhorias no controle de dados por parte do usuário, o Google Maps ganhou um modo anônimo que impede que as buscas do usuário por locais sejam guardadas pela empresa. O Google Assistente, por sua vez, agora permite apagar o histórico por meio de comandos de voz.

Estas ações relacionadas à preocupação com privacidade por parte da Google surgem ao mesmo tempo em que a Apple disponibiliza a última atualização do iOS 13. A atualização do sistema operacional conta com diversas novas opções de controle de privacidade e dados. As gigantes da tecnologia apenas respondem a uma preocupação cada vez maior por parte de usuários com o uso e coleta de dados pessoais em dispositivos e redes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.