86% das crianças brasileiras estão conectadas à internet

1 min de leitura
Imagem de: 86% das crianças brasileiras estão conectadas à internet
Avatar do autor

Dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2018, divulgada no dia 17 de setembro pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, revelaram que 24,3 milhões de jovens entre 9 e 17 anos estão conectadas à internet no país - o que representa 86%. Este dado supera a média da população geral com acesso à rede, que é de 70%.

A pesquisa também mostra que a média de acesso é maior entre os jovens no sul (95%) se comparado com o norte e nordeste (75%). Há uma estimativa de que 3,8 milhões de crianças que fazem parte das classes D e E não tenham se conectado nos últimos três meses. Para o coordenador de projetos de pesquisas do Cetic.br, Fabio Senne, isso mostra que políticas públicas devem ser implantadas com o objetivo de oportunizar o acesso desses jovens.

O principal uso da conexão é para consumir produtos multimídia, como vídeos, programas, filmes e séries. Segundo dados da pesquisa, esta é a atividade preferida de 83% dos jovens entrevistados. Além disso, o principal meio de acesso é o telefone, que corresponde a 93% dos acessos entre os jovens.

Internet na educação

Quando o assunto é educação, 74% das crianças utiliza a conexão para pesquisa de trabalhos escolares. Por outro lado, as escolas não têm explorado tanto esse recurso, visto que apenas 40% dos entrevistados se conecta no ambiente escolar.

Cerca de 22 milhões de jovens brasileiros estão presentes nas redes sociais, o que corresponde a 82%. Se o foco for a faixa-etária, esse dado é ainda maior: 97% dos jovens entre 15 e 17 anos têm perfis online.

Para a coordenadora da pesquisa, Luisa Adib, esses dados expressivos alertam para a necessidade de um cuidado maior com os jovens, que podem ficar expostos a conteúdos inadequados e contato com estranhos. Por isso o acompanhamento dos pais é essencial.

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
86% das crianças brasileiras estão conectadas à internet