A maioria dos usuários adora programas para personalizar ou incluir efeitos no desktop, afinal de contas, esta é uma das partes mais visualizada nos computadores. Abrir janelas com efeitos, movimentar ícones e documentos de maneira tridimensional ou usar várias Áreas de Trabalho ao mesmo tempo são recursos que chamam a atenção de muita gente.

Mas com tanta modernidade, será que esses programas não deixarão o computador lento? Essa é uma pergunta feita por muitos usuários e, de fato, dependendo das configurações do PC, este pode ter um desempenho pouco satisfatório, travando e tendo de ser reiniciado instantaneamente.

Programas como o 360desktop oferecem uma experiência inovadora para os trabalhos no computador, ampliando panoramicamente o desktop. Você pode percorrer todo esse espaço novo e, realmente, o PC fica moderno. Contudo, o fato de consumir um valor considerável de memória, cerca de 40MB, pode deixar os PCs mais modesto lentos.

Uma loucura no seu desktop!

O mesmo acontece com o WinFlip, que muda o comando ALT + TAB apresentando características tridimensionais — assim como aquelas já conhecidas no Flip 3D do Windows Vista.

No Linux, estes efeitos de transição de janelas, com desktop 3D também são comuns. Uma opção para usufruir disso no Windows é o Shock 4Way 3D. Ele vai girar as janelas de aplicativos como se fossem um cubo, tornando o desktop tridimensional e animado.

Entretanto, o programa se mostra pouco acessível devido aos seus requerimentos mínimos elevados, resultantes de um modo de execução pesado e que requer recursos especiais. Como outra opção criativa, existe o Real Desktop Light, programa para organização do desktop, especificamente dos ícones.

Com efeitos 3D, você pode empilhar, arrastar, erguer e soltar os ícones, deixando tudo mais animado e até bagunçado, já que os atalhos deslizam no desktop. Dentre os programas citados, o Real Desktop Light é o mais leve e funcional. Diante disso, pode-se dizer que a função principal de cada programa citado é:

360desktop: estende o desktop, permitindo que o usuário percorra em 360° uma Área de Trabalho com tamanho panorâmico, visualizando todos os detalhes, tanto de ícones como do próprio Papel de Parede.

WinFlip: adiciona efeitos de transição ao comando ALT + TAB, fazendo com que as janelas de programas e aplicativos abertos ganhem um movimento 3D.
Shock 4Way 3D: inclui movimentos tridimensionais para acessar janelas ativas. Como se fosse um cubo, cada janela assume uma de suas faces desse cubo, podendo ser rotacionada com muito efeito e estilo.
Real Desktop Light: deixa a Área de Trabalho e todos os atalhos com aspectos 3D, permitindo que estes sejam empilhados, esparramados e organizados. Os movimentos são deslizantes, mas o programa contém poucas opções de configuração.
  
 

Quem procura por inovação e modernidade, tendo uma Área de Trabalho diferente, vale a pena conhecer esses programas... Não deixando de atentar para as configurações do PC que vão influenciar demais no desempenho dessas ferramentas.

Cupons de desconto TecMundo: