Universidade britânica quer prevenir suicídios observando redes sociais

1 min de leitura
Imagem de: Universidade britânica quer prevenir suicídios observando redes sociais

O que você publica na internet pode dizer muito sobre você, inclusive sobre o estado da sua saúde mental. É nisso que acredita a Universidade de Northumbria, do Reino Unido, responsável por um novo projeto que visa identificar sinais de depressão por meio das postagens dos estudantes nas redes sociais. O intuito é intervir quando necessário para evitar tentativas de suicídio.

Batizado de Early Alert Tool (Ferramenta de Alerta Antecipado, em tradução livre), o programa parte justamente da premissa de que o suicídio é precedido de sinais que podem ser detectados no momento em que se manifestam, quando os estudantes estão em crise. A ideia é que, quando esses indícios de crise forem identificados pela ferramenta, o aluno receba a ajuda necessária.

Análise de comportamento virtual

Segundo o anúncio do projeto, atualmente a universidade já analisa o perfil dos estudantes para apontar possíveis problemas de saúde mental a partir de dados como padrão de notas, presença em palestras, uso da biblioteca e frequência com que entram em ambientes virtuais de aprendizado. Com a nova ferramenta, pesquisadores poderão testar dados adicionais, ajudando de forma mais eficiente aos estudantes com dificuldade.

Segundo Nicola Dandridge, diretora-executiva do Office for Students, que financia o projeto, tomar ações preventivas para promover uma boa saúde mental é fundamental, algo considerado como prioridade entre os estudantes. "Universidades e faculdades estão respondendo ao problema, mas, em um muitos casos, estudantes têm a experiência do ensino superior arruinada por problemas de saúde mental. Para muitos desses deles, há muito mais que podemos fazer", disse.

Esta não é a primeira vez que uma ferramenta é criada para identificação antecipada de sinais de suicídio. O próprio Facebook já havia desenvolvido uma inteligência artificial capaz de identificar padrões de comportamento de pessoas passando por momentos de dificuldade, além de dar aos usuários a possibilidade de enviar uma notificação oferecendo ajuda quando um amigo faz uma postagem que indique tendência ao suicídio.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.