Muitas pessoas enfrentam problemas ao tentar utilizar o Windows Vista, o novo sistema operacional da Microsoft, em especial no que se refere ao peso que ele tem na máquina e as grandes quantidades de processamento e memória necessários para rodá-lo. Um dos principais fatores para essas características são os novos efeitos gráficos que ele apresenta.

Desmarque a opção indicada na figura.Nota-se que as janelas crescem e encolhem ao maximizá-las ou minimizá-las, há efeitos de sombreamento e transparência, além de pequenas visualizações dos programas abertos ao passar o mouse sobre a barra de ferramentas.

Caso queira desativá-las, basta clicar na barra de ferramentas com o botão direito do mouse, escolhendo a opção “Propriedades”. Em seguida, selecione a aba “Barra de Tarefas” e desmarque a opção “Mostrar visualizações de janela”, clicando em aplicar para desativar as pequenas pré-visualizações dos aplicativos.

Escolha o tema do Windows

Embora muitos desconheçam essa opção, é possível modificar o tema dos menus e janelas do seu Windows Vista. Para isso, clique com o botão direito na sua área de trabalho, escolhendo a opção “Personalizar”.

Escolha a opção a seguir.

Depois, no guia “Cor e Aparência da Janela”, ative a opção “Abrir propriedades de aparência clássica para ver mais opções de cores”. Uma nova janela aparecerá, contendo diversas opções para modificar o visual do seu Windows. Escolha a que melhor se adaptar às configurações do seu hardware e clique em “Aplicar” para ativá-la.

Essa opção atiba a janela de recursos avançados do Windows.

Ainda com problemas?

Se mesmo com o tema do Windows modificado você ainda encontrar problemas em utilizá-lo em boa velocidade, ainda há uma última tentativa para melhorar as coisas. Primeiro, abra o menu iniciar e clique com o botão direito do mouse no botão “Computador”, escolhendo a opção “Propriedades”.

Em seguida, use a opção “Configurações avançadas do sistema”, localizada na parte esquerda da janela. Nela, clique em “Configurações”, dentro da parte denominada “Desempenho”. Finalmente, escolha a opção “Ajustar para obter um melhor desempenho”, desativando, dessa forma, todos os efeitos gráficos presentes no seu Windows.

Escolha a opção e retire os efeitos gráficos do sistema.

Vale lembrar que é recomendável ter uma boa configuração de hardware para ter uma melhor experiência com o novo sistema operacional da Microsoft, o que, no entanto, exige algum investimento. Esperamos que essas dicas ajudem você a aproveitar o seu Vista sem que o PC trave a todo momento.

Cupons de desconto TecMundo: