MediaTek anuncia chip rival do Qualcomm Snapdragon na disputa pelo 5G

1 min de leitura
Imagem de: MediaTek anuncia chip rival do Qualcomm Snapdragon na disputa pelo 5G

A disputa pelo mercado da quinta geração de internet móvel já começou e agora começa ficar mais acirrada. A MediaTek está disposta a diminuir a vantagem da Qualcomm no mercado e anunciou hoje (29) na Computex, em Taiwan, um chip capaz de rivalizar com o Snapdragon.

MediaTek diz que novos chips alcançam download de 4.7 Gbps e upload de 2.5 Gbps em 5G

Seu novo chipset em arquitetura de 7nm é baseado no CPU Armex Cortex-A77 e na GPU Mali-G77 e inclui a tecnologia de modem 5G além da unidade de processamento de inteligência artificial (APU em inglês) de 3ª geração da MediaTek. A companhia afirma que isso tudo pode entregar um aumento significativo de desempenho, com download de 4.7 Gbps e upload de 2.5 Gbps. Além disso, ele deve aguentar sensores de câmera de até 80 MP.

O chip suporta a infraestrutura 5G Standalone (SA) e Non-Standalone (NSA), mas, basicamente, apenas o espectro abaixo de 6 GHz e 2,5 GHz — no Brasil, as operações estão aprovadas em 2,3 GHz (de 2.300 MHz a 2.400 MHz) e 3,5 GHz (3.300 MHz a 3.600 MHz).

mediatekFonte: MediaTek

Enquanto as primeiras redes européias, incluindo as do Reino Unido, usarão essas freqüências, a Verizon e a AT&T estão entre as que usam uma largura de banda de ondas milimétricas muito maior (mmWave). Isso pode limitar apelo comercial em algumas praças.

MediaTek confiante em boa aceitação no Q1 2020

A fabricante está confiante de que a plataforma ganhará força e espera que os primeiros dispositivos comerciais sejam abastecidos pelo chip no primeiro trimestre de 2020. “Tudo sobre esse chip foi projetado para a primeira onda dos principais dispositivos 5G. A tecnologia de ponta neste chipset faz dele o SoC 5G mais potente anunciado até hoje e coloca a MediaTek na vanguarda do design 5G SoC ”, disse o presidente da MediaTek, Joe Chen.

“A MediaTek impulsionará os lançamentos de dispositivos de nível 5G premium.” Vale lembrar que a Qualcomm, após o acordo judicial com a Apple (que até cogitou a ideia de fazer uma parceria com a MediaTek), voltou a ganhar terreno no setor, que também tem a concorrência da Samsung e da Huawei.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.