Translatotron é o tradutor da Google que imita a voz do usuário

1 min de leitura
Imagem de: Translatotron é o tradutor da Google que imita a voz do usuário
Imagem: Shutterstock

Em seu blog de inteligência artificial, a Google anunciou o Translatotron, uma tecnologia que permite fazer traduções em tempo real e consegue imitar a voz humana. Segundo a companhia, a novidade é o primeiro sistema capaz de fazer traduções diretamente por áudio para que duas pessoas consigam manter uma conversa em idiomas diferentes.

A tecnologia de tradução em tempo real não é algo novo, pois a equipe do Google já vinha trabalhando em ferramentas do tipo há tempos, inclusive com a Google Assistente, por isso pôde adicionar um grande diferencial ao Translatotron: o programa capta a voz do usuário e consegue imitá-la em outro idioma.

Uma nova abordagem

Normalmente, os sistemas de tradução utilizam um modelo de cascata que funciona em três passos: transforma a fala em texto, faz a tradução e converte a sentença novamente em áudio. O objetivo do Translatotron é deixar esse processo mais simples e próximo da voz do usuário.

Como trabalha diretamente com a voz, o Translatotron consegue realizar a tradução sem precisar converter o conteúdo da mensagem para texto. Além disso, graças à captação de som, a ferramenta consegue manter sotaques e outros detalhes e aproximar o conteúdo final da voz do usuário, como mostram algumas amostras publicadas no site da Google.

No momento, a nova tecnologia de tradução não conta com tanta qualidade como as soluções convencionais. Ainda assim, como faz uso de inteligência artificial, a tendência é que o serviço se torne mais potente com o passar do tempo.

"Esperamos que esse trabalho sirva como ponto de partida para pesquisas futuras sobre sistemas de tradução de voz para fala de ponta a ponta", explicam os engenheiros do Google IA no post de anúncio do projeto. Agora, o ideal é esperar que a tecnologia continue evoluindo e seja aplicada aos serviços da empresa, como o Google Tradutor e o Interpreter Mode, ferramenta do Google Assistente que funciona em 27 idiomas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.