Na tentativa de combater as famosas fake news, a Google lançou algumas ferramentas para o YouTube com o intuito de manter o público melhor informado, com conteúdo verificado e vindo de fontes confiáveis. Como a Europa está prestes a realizar suas eleições parlamentares, a plataforma de vídeo e alguns outros serviços vão receber alguns incrementos em todo o território do Velho Continente.

Essas sinalizações já estavam disponíveis no Reino Unido, na França, na Alemanha e em alguns outros países

Em uma mensagem publicada em seu site oficial, a Gigante das Buscas anunciou que vai introduzir alguns selos de sinalização referentes a notícias de fontes consideradas confiáveis. Entre essas podemos destacar a BBC News e o FranceInfo, que vão aparecer com mais frequência entre as notícias de última hora e com vídeos informações importantes.

Vale mencionar que essas sinalizações já estavam disponíveis no Reino Unido, na França, na Alemanha e em alguns outros países, mas agora estará disponível nos demais territórios do continente "nas próximas semanas e meses".

Outras medidas

Também houve a menção de que a Gigante das Buscas lançaou uma área específica dentro do Google Notícias chamada "eleições europeias 2019", na qual promete entregar conteúdo de qualidade dentro do jornalismo voltado a diversos tópicos, entre eles Brexit e taxas de combustível. O Google Trends também vai trazer as questões mais buscadas e informações sobre candidatos para ajudar o público a escolher seus representantes nas eleições.