Nova versão do Firefox vai silenciar páginas que rodam mídia automática

1 min de leitura
Imagem de: Nova versão do Firefox vai silenciar páginas que rodam mídia automática

Aí você entra na página e de repente é surpreendido por um vídeo com um áudio alto e que incomoda — sem muitas vezes sequer saber de que aba do navegador vem ou em que parte está essa mídia. Quem nunca? Pois é, isso não vai ser problema na próxima versão do Firefox, pelo menos é o que promete a Mozilla.

Solução estará disponível na versão 66 do navegador para desktop e Android

Embora a maioria dos clipes de reprodução automática sejam comuns, a maioria tem o som mudo por padrão e só aumenta o volume se o usuário interagir. Mas sempre tem aqueles que gostam de berrar mesmo para chamar a atenção e são esses que serão calados. A alteração será aplicada somente à aplicação responsável pelo som que estiver ativada por definição. Se você eventualmente quiser escutar o que foi barrado, também será possível.

firefoxFonte: Engadget

A única exceção será se você tiver dado à página permissão para microfone e a câmera. Dessa forma, o Firefox entende como uma interação entre o usuários e o site e o som poderá ser executado automaticamente. A ferramenta promete evitar até mesmo plataformas que usam o browser, a exemplo da Netflix, a reproduzir o áudio — e uma lista de bloqueio será disponibilizada justamente para que você garanta o acesso a serviços de streaming e outros

A novidade está prevista para o Firefox 66, no dia 19 de março,para desktop e Android, que, aliás, terá a atual solução para essa mesma questão substituída por essa nova.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.