Serviço de streaming brasileiro e gratuito supera Spotify no Nordeste

1 min de leitura
Imagem de: Serviço de streaming brasileiro e gratuito supera Spotify no Nordeste

Se alguém perguntasse qual é a plataforma de streaming mais popular no Nordeste hoje, provavelmente muitas respostas citariam o Spotify. Para a surpresa de muita gente, porém, quem domina as transmissões e downloads de múisica na internet nordestina, hoje, é o Sua Música.

Serviço criado em 2011 em João Pessoa, Paraíba, o Sua Música hoje é mais popular que Deezer e Spotify na região e já figura ente os 60 aplicativos mais baixados no país. O seu sucesso também se reflete em número de acesso: são mais de 1 milhão de visitantes únicos todos os dias.

E há quase oito anos, quando tudo começou, a ideia do criador do site Éder Rocha Bezerra era apenas disponibilizar legalmente e para download a música cedida pelos próprios artistas. Distante do eixo Rio-São Paulo e mirando o mercado regional local, ele e mais dois amigos conseguiram convencer artistas a embarcarem na ideia de trocar música por chance de projeção.

Sua MúsicaStreaming nacional e gratuito já faz mais sucesso do que grandes rivais no Nordeste. (Fonte: Sua Música)

Impulsionando artistas locais

Muitos artistas até então desconhecidos do grande público começaram a bombar após veicularem as suas músicas no Sua Música, como a banda Garota Safada, de Wesley Safadão, e Aldair Playboy. E, no geral, o foco do streaming paraibano é exatamente esse.

“Aquele artista cool, indie, pop, com barba ruiva desenhada do sul da França, a gente deixa para o Spotlight”, disse o CEO do Sua Música Rodrigo Amar em entrevista à Folha de S.Paulo.

A estratégia vem dando certo e mesmo muitos artistas veem a plataforma como uma chance de se tornar conhecido e conseguir emplacar uma boa agenda de shows, algo mais rentável para muitos deles do que a simples comercialização de músicas.

“Eu não assino contrato com gravadoras, então tenho que fazer minha própria mídia, colocar a música na boca do povo, porque aí eu faço mais shows, faço com que o prefeito de alguma cidade me conheça”, explica o empresário musical potiguar Elanio Tinôco, que tenta emplacar como hit a música “My Baby”, do grupo baiano Furacão Love.

Apesar do foco em artistas independentes, nomes com projeção nacional na atualidade continuam disponibilizando conteúdo no Sua Música — entre eles estão Cláudia Leitte, Henrique & Juliano e Wesley Safadão, o mais ouvido de 2018 na plataforma.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.