Bing recomenda tutorial de pirataria na busca por “office 2019 download”

1 min de leitura
Imagem de: Bing recomenda tutorial de pirataria na busca por “office 2019 download”
Imagem: searchengineland

A Microsoft está novamente envolvida em uma pequena polêmica por conta do seu buscador Bing. De acordo com o que escreveu o pesquisador de segurança digital Jeroen Frijters, o Bing estava trazendo como principal resultado para a busca “office 2019 download” um tutorial que ensinava os leitores a piratearem o pacote de apps da própria Microsoft.

Como se não bastasse o resultado aparecer em primeiro, ele ficava destacado em um cartão, como se fosse a recomendação perfeita. Esse tipo de cartão aparece inclusive acima de resultados patrocinados, o que só deixa a situação ainda mais cômica.

Após Frijters evidenciar essa situação no Twitter, a Microsoft anunciou que limparia os resultados de busca do Bing para eliminar esse tipo de problema. O link indicado por ele realmente sumiu de lá, mas ainda é possível encontrar tutoriais e links de pirataria do Office 2019 ao fazer a mesma pesquisa.

Em nossos testes, um link apontando para um site de download de pirataria — o qual inclusive continha instruções de como fazer o processo de “crack” para evitar comprar o software — aparecia na quarta posição dos resultados.

Contudo, como os três primeiros links eram patrocinados, o de pirataria acaba sendo efetivamente o primeiro. A diferença é que esse não foi destacado com um cartão, como estava indicado por Frijters.

Além de ser crime consumir pirataria, baixar programas para Windows com a finalidade de usá-los sem licença é bastante perigoso. Pesquisadores de segurança como o próprio Frijters já indicam que a grande maioria dos links de download pirata direciona os usuários para baixar malware e várias outras formas de fraude. Mesmo quando a pessoa obtém a cópia pirata do software, as chances de um programa espião ter sido instalado é grande.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.