Jovem cria 'manual caseiro' para ajudar idosa a usar o WhatsApp

1 min de leitura
Imagem de: Jovem cria 'manual caseiro' para ajudar idosa a usar o WhatsApp

Provavelmente você já precisou dar aquela ajudinha para pais, tios ou avós que não são assim tão ligados em tecnologia e pedem por uma forcinha para interagir nos meios digitais, não é mesmo? Pois é, Alexandre Drabecki, de 23 anos, foi além: criou seu próprio manual caseiro para auxiliar a avó da namorada, Iracema Poliquezi, de 73 anos, a mexer no WhatsApp para celular.

“Até respondi a algumas dúvidas dela, não tinha muito contato com ela, e acabei percebendo que a família da minha namorada, às vezes, perdia a paciência por ter que responder muitas vezes as mesmas perguntas”, conta, em entrevista ao UOL Tecnologia.

 whatsapp

Segundo o rapaz, a ideia do “manual” nasceu por uma questão de empatia. Iracema, que estava usando seu primeiro smartphone, muitas vezes não respondia as mensagens e ele se colocou no lugar dela para entender suas dificuldades em usar o aparelho e o aplicativo. “Acho que quando pensamos com a nossa cabeça e a nossa experiência, não conseguimos ver que os idosos não vivem a vida como nós. Conheci a dona Iracema e tive certeza que a melhor forma de ensinar algo para ela era ser simples.”

“Manual” é muito didático e faz sucesso por aí

O “manual caseiro” de WhatsApp é bem didático, com um passo a passo ilustrado e com direito a uma legenda com os ícones utilizados na plataforma — a exemplo das setinhas azuis de conteúdo lido, do botão para gravar mensagens, entre outros. Ao apresentá-lo para dona Iracema, a aceitação foi imediata.

“Enquanto estava explicando o manualzinho, ela falava coisas como ‘nossa, mas agora eu estou entendendo!’, ou ainda, ‘só você para ter paciência comigo’”, conta Drabecki, que vê a publicação sobre o assunto somar mais de 18 mil compartilhamentos no Twitter. Ele não esperava tamanha repercussão, mas até pensa em ampliar as instruções para WhatsApp e “mais tarde, para o Facebook”.

Fica aí o bom exemplo do jovem e o link para quem também precisar do “Tutorial WhatsApp”, que foi digitalizado por um amigo de Drabecki e está disponível para download no Google Drive.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.