Há 10 anos, os emojis surgiam nos smartphones da Apple

1 min de leitura
Imagem de: Há 10 anos, os emojis surgiam nos smartphones da Apple

A comunicação é uma das interações mais importantes entre os seres humanos e os avanços da tecnologia trouxeram mudanças consideráveis na maneira das pessoas conversarem. Com a popularização da internet e dos smartphones, os emojis – aquelas carinhas ou símbolos cheios de significados – ganharam um grande espaço nos tantos aplicativos de bate-papo e hoje, dia 21 de novembro, é o aniversário de 10 anos do surgimento dos emojis nos dispositivos da Apple.

Nesta mesma data há 10 anos, os primeiros emojis pintaram no iPhone OS 2.2 só lá no Japão inicialmente. Os iPhones ganharam um teclado que inseria os símbolos nas mensagens e sua popularidade fez com que outros aplicativos para a plataforma, desenvolvidos por terceiros, criassem funções secretas que permitiam o uso dos emojis em outros países.

O primeiro conjunto de emojis, lançado há 10 anos, consistia em apenas 176 símbolos com resolução de apenas 12 x 12 pixels

A internacionalização do sistema de símbolos veio definitivamente com sua padronização pela Unicode, só em 2010. Isso permitiu que os emojis fossem usados não apenas por usuários do mundo todo regularmente, mas também entre plataformas diferentes, que passaram a reconhecer as figurinhas em diversos aplicativos.

Today marks 10 years since Apple introduced emoji for the first time

Comunicação em expansão

O primeiro conjunto de emojis, lançado há 10 anos, consistia em apenas 176 símbolos com resolução de apenas 12 x 12 pixels e tinha como objetivo diferenciar o programa onde nasceram, uma plataforma chamada i-mode. As figuras foram criadas pelo designer japonês Shigetaka Kurita que se inspirou na maneira como símbolos são usados em placas de trânsito ou em informativos sobre a previsão do tempo.

Hoje, em 2018, são 2.776 emojis nas plataformas da Apple e eles contam com a inclusão de gênero e raça. Muitas mudanças estéticas foram feitas nesses 10 anos, o que deu aos símbolos uma cara mais moderna e atualizada, e certamente muita coisa nova e interessante vai ser criada nos próximos 10 anos de vida dos emojis nos dispositivos da Apple.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.