Image Analyzer é uma ferramenta completa para edição e otimização de imagens. Aqui, você vai aprender a utilizar e localizar alguns recursos básicos para aplicar efeitos e deixar suas imagens perfeitas.

Todas as opções podem ser identificadas por meio da Barra de Ferramentas ou com os botões para um acesso mais rápido aos recursos. O primeiro passo é abrir um arquivo de imagem, para então começar com as edições. Clique no botão “Open”, localize a sua pasta de fotos e escolha uma delas.

A interface do programa.


Atalhos

Os atalhos pelo teclado são opções que tornam o uso do programa extremamente ágil. Assim, para você desfazer uma ação, digite CTRL+Z. Para aumenta o zoom, pressione SHIFT e o sinal de mais (+) quantas vezes desejar aumentar a imagem e, para reduzir, pressione SHIFT e o sinal de menos (-).

 


OPERAÇÕES

No topo da tela você verá um menu chamado Operations. Ao clicar nele, você poderá encontrar todas as opções de transformação para as suas imagens.

> Size & orientation >
Mirror: opção para inverter o lado, de modo horizontal, da imagem.
Flip: opção para inverter o lado, de modo vertical, da imagem.
Rotate: recurso para girar a imagem.
Resize: ferramenta para você redimensionar o tamanho em pixels de uma fotografia digital.
Warp: ao escolher a opção “Warp”, você pode cortar as extremidades dos quatro cantos de uma imagem, fazendo uma seleção e um recorte diferente e inovador.

Utilizando o Warp na imagem.

Deskew image: para você aplicar um modelo novo de apresentação das imagens, pode escolher esta opção e girar a sua imagem com uma angulação definida pelo programa. O resultado fica muito bonito.

Repeat: como recurso especial, é possível fazer repetições de uma mesma imagem em um mesmo arquivo, ou seja, várias cópias de uma imagem podem ficar lado a lado em um único arquivo, oferecendo um modelo interessante para a visualização.

Usar o efeito Repeat cria uma espécie de imagem


> Color Correction >
Color Mapper: abre uma espécie de gráfico para que você controle as cores através dele. Você pode escolher manualmente um nível de coloração mais alto ou baixo para a espessura da foto, brilho e contraste, histograma etc.
Saturation: recursos para você editar o nível de saturação da foto.
Color balance: esta opção vai oferecer uma caixa de opções, na qual você deve aumentar ou reduzir o nível das cores, dependendo do modelo selecionado na alça “Color model”.
Auto color correction: recurso para correção automática de saturação, luminosidade de plano e RGB das imagens. Ao clicar na opção, abre-se uma janela para que você escolha uma das ferramentas. Clique em um dos botões e instantaneamente o correção é feita.

O ajuste de cores se faz totalmente automático.

Invert: inverte as cores da imagem.
Adjust white balance: equilibra as cores de maneira que o branco seja branco mesmo. Isso corrige a imagem em casos que ela saiu azulada ou rosada devido à temperatura do ambiente.
Red eye removal: opção para remoção de olhos vermelhos nas imagens.
Increases local contrast: esta opção vai apresentar uma caixa para definição manual do nível de brilho e contraste de suas imagens. Você deve movimentar as barras, definindo um valor e verificando, ao fundo, o resultado da aplicação na fotografia.

> Filters >
Smooth: filtro para você deixar suas imagens embaçadas ou simplesmente mais suaves.

Smooth suaviza a sua imagem ou a deixa embaçada.

Sharpen: filtro para você dar ênfase aos traços de pessoas e objetos em imagens. Deixa tudo muito mais nítido do que originalmente.

Sharpen dá destaque aos traços deixando tudo muito nítido.

Adaptive smooth/sharpen: opção para você combinar as duas técnicas de filtros, embaçada e com ênfase em traços.

Adaptive noise reduction: remove granulados e os chamados "ruídos" na imagem através de suavização. Mas tome cuidado: o uso exagerado do recurso deixa a foto suave até demais.

> Pixel Format Conversion >
Convert to grayscale: opção para transformar sua foto colorida em preta e branca.
Split color planes: este recurso vai trabalhar com as cores de todas as suas fotografias. Você deve selecionar um modelo de cor, como RGB, CMY, YIQ entre outros. Automaticamente, o programa faz a inversão (quando o caso) de cores, apresentando vários resultados.


> Image >
A maioria dos recursos dessa seção são destinados à dar textura para as suas imagens. Um exemplo é o Salt & Pepper, que deixa toda a foto granulada.

Deixa a imagem granulada, com ruído.

 


Desenhando e escrevendo sobre as imagens

O Image analyzer apresenta um recurso semelhante ao do Paint, para você desenhar ou escrever sobre as imagens. Na Barra de Ferramentas, clique na flecha para baixo para selecionar um material, como uma caneta, clonagem de cores, aplicação pequena de filtros entre outros.

Abra o painel e escolha a ferramenta.

Você pode definir a espessura da ponta da caneta, escolher uma cor e fazer seus desenhos ou escrever sobre as fotografias. (Entretanto, não há uma ferramenta específica para texto no programa.)

Pinte com o pincel e escreva coisas.

Agora resta você soltar a imaginação e fazer todas as combinações possíveis. É claro que ele não chega a ser tão profissional como o Photoshop ou cheio de funções como o Gimp. Mas nada impede que você brinque e deixe suas imagens realmente belas com este editor que, como você pode ver, é muito simples de usar.

 

Cupons de desconto TecMundo: