menu
Logo TecMundo
Internet

De novo: “Desafio da Momo” estaria ligado à morte de jovem na França

Mesmo depois de tanto tempo, o desafio viral que se tornou arma para criminosos provocar e persuadir crianças e adolescentes continua fazendo vítimas

schedule22/10/2018, às 12:02

De novo: “Desafio da Momo” estaria ligado à morte de jovem na FrançaFonte: Insider

Imagem de De novo: “Desafio da Momo” estaria ligado à morte de jovem na França no tecmundo

Essa é mais uma daquelas notícias que não gostaríamos de dar: ainda há jovens morrendo por conta do “Desafio da Momo”. O que começou como um desafio viral se tornou uma ferramenta para que pessoas mal-intencionada usem a imagem de uma “mulher-pássaro” de uma arte japonesa para assustar e persuadir crianças e adolescentes.

Desta vez, aconteceu na França no final de semana. A Procuradoria de Rennes e a polícia local investigam a morte de um menino de 14 anos na ca de seus pais, em um vilarejo próximo à cidade. O adolescente foi encontrado enforcado com o cinto de seu quimono em seu quarto, de acordo com relatos da família.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

As autoridades acreditam que isso tenha sido resultado de “provocação ao suicídio de menores de 15 anos” via WhatsApp. Os familiares ainda disseram que o garoto agiu sob a influência do “Desafio da Momo”, que já tinha deixado marcas no adolescente anteriormente.

momoFonte: Insider

Vale lembrar que o “Desafio da Momo” começou em julho e há informações sobre casos fatais nos Estados Unidos, na Argentina e no Brasil. Para os pequenos, o “jogo” pode parecer igualmente intrigante quanto curioso, pois, munido de dados pessoais coletados em redes sociais, criminosos conseguem induzi-los a realizar tarefas sob a ameaça de ferir seus parentes.

Orientação para os pais

O que fazer em uma situação como essa? É importante saber que essas ameaças se espalham via compartilhamento em mensageiros e redes sociais e quando a criança adiciona o número ou o perfil de alguém desconhecido. Portanto, é preciso ficar de olho em movimentação estranha ao redor dos menores e educá-los sobre os vários perigos da web.

É preciso dizer aos adolescentes que essas ameaças vazias, disseminadas pelo "Desafio da Momo", não trarão mal. Existem apps e funcionalidades que também podem restringir acesso a alguns apps e é necessário sempre monitorar de forma saudável o comportamento dos jovens que usam dispositivos móveis, além de informá-los sobre como esses “desafios” podem ser prejudiciais.

Um porta-voz do WhatsApp comentou o caso. “Nós do WhatsApp nos preocupamos profundamente com a segurança de nossos usuários. É fácil bloquear qualquer número de telefone e incentivamos os usuários a relatar mensagens problemáticas para que possamos agir.”